A Política Externa e o G20 – aspirações e expectativas

05 Set

Nos próximos dois anos, o Brasil estará no centro de importantes negociações. Em 1° de dezembro, assume a presidência do G20 e, em 2025, estará na presidência dos BRICS, além de sediar a COP30, em Belém, Pará. O G20 é composto por 19 países mais a União Europeia, representando cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Os BRICS acabam de aprovar uma controversa expansão e, a partir de 2024, passarão dos cinco membros atuais – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – a um total de onze países. Nas mesas de negociação atuais e futuras, o combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente figuram como temas centrais e o Brasil tem potencial para exercer protagonismo nessas pautas. Outros temas, porém, também se colocam como prioritários, como o multilateralismo, o combate às desigualdades e à fome e a reconfiguração da arquitetura financeira internacional.

Neste momento, portanto, é hora de compreender as pautas que serão cruciais para o Brasil e qual papel o país e seus mais diversos atores poderão exercer. Com isso, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio convida a todos para a Aula Inaugural “A Política Externa e o G20 – aspirações e expectativas”.

Nela, contaremos com a fala do doutor em Ciência Política, Feliciano Guimarães, diretor acadêmico e pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e professor do Instituto de Relações Internacionais da USP.