A palestra investiga a ideia de autoridade formal e as declarações feitas pelo poder executivo quando este procura enquadrar eventos para o consumo público. Ao invés de assumir que esses enunciados são desenhados meramente com o intuito de ”persuadir” uma audiência de uma dada posição, a palestra vai argumentar que eles podem ser entendidos como parte de um processo de governança, no qual a divisão estrutural entre “líderes e liderados” é reforçada pelo próprio ato de se fazer um pronunciamento (independente do conteúdo). Ainda que que esse sempre tenha sido o caso, a emergência de enunciados gnômicos pelo Twitter destacou a condição “pós-retórica” de Johnson, Trump e Bolsonaro.
Stuart Price é professor de Media and Political Discourse, diretor do Media Discourse Centre, editor do Journalism, Power and Investigation (Routledge, 2019), escreveu “Corbyn and the Media” (Routledge, no prelo), co-editor da revista IJMD, co-editor da série de livros ‘Protest, Media and Culture’ e diversos outros trabalhos sobre Mídia, Comunicação e Política.
O evento contará com tradução simultânea.
Data 04/10/2019, às 10h no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) vinculado a Escola de Comunicação da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.