A influência de empresas de tecnologia na política global e na governança digital ganhou um novo capítulo com a controvérsia gerada após o fechamento do escritório do X (ex-Twitter) no Brasil. Para além deste contexto, a atuação desta e outras empresas de tecnologia tem gerado debates ao redor do mundo por sua relação com a soberania e legislação de países como a Austrália, Índia, Alemanha, Inglaterra, entre outros, levantando questões mais amplas acerca das possibilidades de regulação e seus impactos.
Nesta edição do Debate de Conjuntura, nossos convidados analisarão os desdobramentos das disputas pela regulação das redes digitais e o modo como essas disputas levantam questões sobre a capacidade dos Estados de aplicar a legislação nacional diante do poder crescente das chamadas big tech e da dificuldade de responsabilização dessas plataformas. Que tipo de tensões estão presentes nessas disputas? O que está em jogo nas diferentes estratégias de governança das redes?
Convidados:
Caitlin Mulholand, Professora do Departamento de Direito da PUC-Rio e Coordenadora do Legalite (Núcleo de Pesquisa em Direito e Tecnologia).
Luisa Lobato, Professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Coordenadora Acadêmica do Laboratório de Humanidades Digitais.
Marcelo Alves, Professor do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Diretor de Metodologia do Instituto Democracia em Xeque.
Sérgio Veloso, Professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Pesquisador do BRICS Policy Center.
Mediação: Victória Santos, Professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Coordenadora Adjunta de Graduação.