HASOW International Conference

Compartilhar
25 Mar
26 Mar

Em todo o mundo, percebe-se a transformação dos contextos e das dinâmicas de violência organizada. Se por um lado, nas últimas décadas, testemunhamos uma queda acentuada nos conflitos armados domésticos e internacionais, com um aumento moderado nos últimos anos. Por outro lado, certas regiões registraram aumentos significativos na violência coletiva devido, principalmente, à rápida expansão do crime organizado e do tráfico de drogas. A América Latina e o Caribe estão na linha de frente destas formas complexas e sobrepostas de violência.
 
O projeto Ação Humanitária em Situações de Não-Guerra (HASOW) foi lançado em 2011 com o objetivo de analisar tanto estes cenários de violência em transformação quanto suas implicações para a ação humanitária. Com o apoio do Canadian International Development Research Centre (IDRC), o HASOW apresenta um fluxo de trabalho que se estende até 2014, o qual inclui seminários, conferências e pesquisas de campo já em curso. O projeto adota uma abordagem multidisciplinar, com uma equipe constituída por cinco pesquisadores e três pesquisadores associados.
 
 
Objetivos da conferência
 
(i) avaliar os muitos significados e valores que sustentam os mecanismos de “proteção” em contextos de violência urbana;
(ii) compreender as práticas de proteção desenvolvidas por agências humanitárias e comunidades e como estas contribuem para constituição de espaços humanitários em zonas urbanas;
(iii) analisar as oportunidades e dilemas normativos e operacionais das agências humanitárias quando estas operam em “situações de não-guerra” e as implicações para estes cenários, especialmente na América Latina e Caribe.

Para saber mais acesse a página do HASOW