Nos dias 15 e 16 de maio acontecerá no Salão da Pastoral da PUC-Rio o Seminário “Identidades e Conflitos nas Relações Internacionais Contemporâneas”.
O evento visa promover um debate sobre conflitos contemporâneos considerados de caráter identitário, ou seja, conflitos motivados por categorias como religião, etnia, civilização, nação, tribo, gênero. Desde o fim da Guerra Fria, discute-se nas relações internacionais se os conflitos atuais têm origem em dinâmicas diferentes daquelas – políticas, econômicas, estratégicas – que suspostamente animariam conflitos em períodos anteriores. Com a visibilidade da guerra civil na Síria, a discussão sobre a suposta incompatibilidade entre o Islã e a democracia – retomada a partir da Primavera Árabe – crises em países africanos como o Mali, Sudão do Sul e a República Centro-Africana, e disputa entre governos latino-americanos e movimentos indígenas e quilombolas, acredita-se que um debate crítico acerca dessas questões se faz necessário.
A inovação do evento consiste em discutir criticamente esses conflitos de caráter identitário, interrogando se as identidades concebidas como antagônicas são de fato causadores dos conflitos ou se essas identidades são mobilizadas (e até manipuladas) em função de outros objetivos. O evento irá reunir profissionais especializados em diferentes áreas geográficas – Oriente Médio, África e América Latina – para discutir de forma crítica o papel das identidades nesses conflitos, evitando homegeneizações e essencialismos.