O conceito de convivialidade para as relações internacionais

11 Set

No dia 11 de setembro, às 09 horas, Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio e o Núcleo Iberoamerico, convidam para a Palestra: O conceito de convivialidade para as relações internacionais, ministrada pelo Professor Prof. Peter Birle (Ibero-Amerikanisches Institut, Berlim), sendo moderada pela Professora Andrea Ribeiro Hoffmann (IRI/PUC-RIo).

O evento será presencial, gratuito e aberto ao público na Sala de Aula IRI 1, Vila dos Diretórios, Casa XX.

O objetivo da palestra é demonstrar que o conceito de convivialidade pode ser usado de forma proveitosa para a análise das relações internacionais. Primeiro, é apresentado o conceito de convivialidade desenvolvido no contexto do projeto colaborativo internacional Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America). Seguindo as ideias básicas da Escola Inglesa de teoria das relações internacionais, depois é explicada a contribuição que o conceito pode fazer para a análise das relações internacionais. Essa perspectiva é então usada para apresentar alguns traços característicos do que pode ser chamado de configuração convivial da América Latina como região. A palestra termina com algumas reflexões sobre os possíveis efeitos da pandemia de Covid-19 e as vitórias eleitorais de forças políticas progressistas na configuração convivial regional.