No dia 11/09, das 14h às 18h, o IRI/PUC-Rio através de sua Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) realizará a oficina “Masculinidades, Empatia e Não-Violência: Debates Conceituais e Políticos a Partir das Teorias Feministas“, no BRICS Policy Center. A atividade será conduzida por Tatiana Moura (Observatorio Masculinidades.pt e CES/Universidade de Coimbra) e Haydée Caruso (Universidade de Brasília).
A oficina visa aprofundar a compreensão das masculinidades em suas diversas expressões e interseções com outros marcadores sociais, como raça, classe e sexualidade, destacando como essas construções influenciam comportamentos e relações sociais. A partir das teorias feministas, serão debatidos os impactos da socialização masculina tradicional na perpetuação da violência, tanto física quanto simbólica, e o papel que a empatia pode desempenhar na transformação dessas dinâmicas. O curso também objetiva promover debates sobre políticas públicas e ações educativas voltadas para a promoção da igualdade de gênero, bem como a construção de masculinidades mais inclusivas, cuidadosas e não-violentas.
A Oficina será o 2º encontro do Ciclo de Diálogos sobre Conflito, Violência e Paz no Sul Global, que se desenvolverá entre agosto e novembro de 2024 como parte das celebrações de 10 anos do GSUM.
Para participar, pedimos que preencham o seguinte formulário até segunda, 09/09: