Papel da China na Transição Energética Justa e Sustentável

03 Out

No dia 03 de outubro, às 14 horas, o Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio e o BRICS Policy Center em parceria com a Fundação MOTT, convidam para a Palestra: Papel da China na Transição Energética Justa e Sustentável. O evento será presencial com tradução simultânea, gratuito e aberto ao público no Auditório Pe. Anchieta da PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225, Ed. Cardeal Leme – Gávea, RJ.

Tanto a nível nacional como internacional, a China desempenha um papel ativo no processo de transição energética e na redução das emissões de carbono. Para América latina, hoje a China pode ser um ator, que contribua para aprofundar o modelo energético dependente dos materiais fósseis -até agora, as exportações de petróleo ocuparam uma percentagem proeminente nas exportações da região latino-americana para China- ou pode ajudar na transição energética da região.

Quando olhamos para as energias renováveis, a China emerge como líder global. As políticas ativas implementadas no início do milénio influenciaram o desenvolvimento da indústria fotovoltaica e de painéis solares, indústrias onde as empresas chinesas lideram os mercados globais. O mesmo impulso foi dado na mobilidade eléctrica e o mercado de automóveis eléctricos tornou-se o mais importante do mundo.

Tudo isto explica a relevância e a influência que a China tem nos seus parceiros comerciais, especialmente nos latino-americanos, através de tecnologia, intercambio de conhecimentos, fluxos de financiamento e investimento, fundamentais para um maior desenvolvimento da América Latina.

Programação:

14h00: MESA DE ABERTURA
Isabel Siqueira, Diretora do IRI/PUC-Rio
Marta Fernández, Diretora do BRICS Policy Center IRI/PUC-Rio
Prof. Rogério Werneck, representação da Reitoria
Neal Hegarty, Mott Foundation
Xu Yuansheng, Cônsul Comercial, Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro

14h15: 1 PAINEL – China e as perspectivas da transição energética mundial.
Maria Elena Rodriguez, BRICS Policy Center IRI/PUC-Rio
Rebecca Ray, Global Development Policy Center, Boston University

15h30: 2 PAINEL – Transição energética na América Latina: a China como parceiro estratégico?
Roberto Kishiname, Instituto Clima e Sociedade, Brasil
Mark Bo, Inclusive Development International