Segurança cibernética e eleições

Compartilhar
04 Out

 O IRI/PUC-Rio e o Instituto Igarapé convidam a todos para o Painel “Segurança cibernética e eleições“.

O painel reúne especialistas em segurança de sistemas, ativistas sociais e acadêmicos para discutir as diversas maneiras por meio das quais a dependência crescente de sistemas eletrônicos e a Internet podem influenciar em processos democráticos. Na ocasião, também será feita a apresentação de resultados da pesquisa “Uma estratégia para a governança da segurança cibernética no Brasil” conduzida pelo Instituto Igarapé.

Local: Auditório IRI 2, PUC-Rio.

Data: 04/10

Hora: 16h

Programação:

Abertura: Por que se importar com a segurança cibernética? Principais desafios no Brasil e no Mundo.

Louise Marie Hurel (Instituto Igarapé)

Luisa Cruz Lobato (PUC-Rio / Instituto Igarapé)

Painel: ​Os desafios de segurança cibernética nas eleições.

Moderadora: Louise Marie Hurel (Instituto Igarapé)

Chiara de Teffé (UERJ) 

Pedro Rezende (UnB)

Rodolfo Avelino (Insper/UFABC) 

Chiara de Teffé: ​Doutoranda e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi professora substituta de Direito Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisadora bolsista da pós-graduação stricto sensu da Uerj. É consultora do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e advogada. Integra os conselhos executivos da revista eletrônica Civilistica.com (Qualis A2) e da revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC). 

Pedro Rezende: ​Matemático e Professor no Departamento de Ciência da Computação da UnB, onde atualmente leciona. No vale do silício, trabalhou com controle de qualidade na Apple Computer e com as primeiras aplicações em hipertexto (hypercards). Publicou centenas de artigos, ensaios, entrevistas e depoimentos sobre a revolução digital, software livre, criptografia, criptomoedas, segurança na informática, evolução de programas maléficos, paradigmas computacionais e epistemologia da ciência. Coordenou o Programa de Extensão em Criptografia e Segurança Computacional da UnB com o primeiro curso de programação para Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) no Brasil. Consultor para criptografia e segurança na informática a empresas, órgãos públicos, legisladores, operadores do Direito e agências de fomento à pesquisa científica. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Política e Direito na Informática, ex-conselheiro da Free Software Foundation Latin America, e ex-representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Portal​ ​www.cic.unb.br/~rezende/sd.php 

Rodolfo Avelino:​ Professor do curso de Engenharia da Computação do Insper e Pós graduação da Faculdade Impacta; Experiência de 26 anos na área de TI liderando projetos de Segurança da Informação e infraestrutura; Diretor da empresa MakroTrust, das ONGs Coletivo Digital e Actantes, onde realiza cursos e eventos relacionados a privacidade e a proteção de dados em ambientes computacionais; Doutorando no Programa de Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC; Pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres (LABLivre) da UFABC e Mestre em TV Digital (Unesp). 

Tags

BrasilDemocraciaSegurançaSegurança Cibernética