Sudan, Syria, and Ukraine: Who Makes and Enforces Peace Agreements?

Compartilhar
23 Mar

Os processos de negociação e implementação de acordos de paz para solução de conflitos intra-estaduais são laboratórios para a interação de organizações nacionais, regionais e internacionais. A apresentação usará o envolvimento das Nações Unidas (ONU) em processos de paz complexos como exemplo para uma organização internacional que adquiriu autoridade funcional global por seu envolvimento na negociação e implementação de acordos de paz. As oportunidades, mas também os dilemas que surgem de as práticas apresentadas da ONU na negociação e implementação de acordos de paz e a elaboração de leis pós-conflito serão ilustradas por casos selecionados, entre eles os Acordos de Minsk I e II para resolver o conflito na Ucrânia oriental e a luta em andamento para chegar a um cessar-fogo e negociações de paz para a Síria. Esses exemplos também fornecem a oportunidade de discutir como abordar os papéis de outras organizações internacionais e outros atores no governo dos processos de paz e processos políticos políticos contemporâneos.

O evento “Sudan, Syria, and Ukraine – Who Makes and Enforces Peace Agreements?” será ministrado por Cindy Wittke com mediação de Claudia Fuentes.

Cindy Wittke é líder do grupo de pesquisa “Frozen and Unfrozen Conflicts” no Leibniz Institute for East and Southeast European Studies em Regensburg, na Alemanha. Sua pesquisa está situada na interseção do direito internacional e da política. Aborda questões sobre a criação de leis em contextos pós-conflito, negociação e implementação de acordos de paz internacionalizados entre os partidos estaduais e não estatais e processos de constituição em contextos conflitantes. O trabalho de Wittke baseia-se em seus antecedentes interdisciplinares, bem como em sua afiliação anterior com vários centros de pesquisa interdisciplinares.

Onde: Auditório do IRI  – Rua Marquês de São Vicente, 232, loja A.

Quando: 23/03/2018 – 15:00 às 17:00

O evento será ministrado em inglês e não haverá tradução simultânea.

Não é necessária inscrição prévia para participar e o evento está sujeito à lotação.

Tags

Nações UnidasPazPeacebuildingSíriaSudãoUcrânia