Workshop Políticas Públicas e o Nexus Global/Local: a circulação de ideias, práticas e normas sobre Educação no Brasil

26 Set

O evento será aberto ao público na modalidade presencial, no dia 26 de setembro, às 9 horas, na Sala de Aula IRI 1, Vila dos Diretórios, Casa XX – PUC-Rio.

A capacidade dos Estados de formular e implementar políticas públicas sociais efetivas, que transformem as sociedades, diminuindo as desigualdades e condições estruturais assimétricas tem sido desafiada há décadas pelos processos de globalização econômica-financeira. Neste contexto, políticas públicas sociais passaram a ser estudadas a partir de condicionantes internacionais, fatores estruturais globais, e o papel de outros atores além dos Estados e organizações intergovernamentais, como organizações-não-governamentais (ONGs), movimentos sociais, thinktanks e empresas. A circulação de ideias, práticas e normas influencia o conteúdo e a forma como as políticas públicas são implementadas.

O principal objetivo deste workshop é debater como esses processos nos níveis local, nacional, regional e global afetam políticas públicas no campo da Educação básica e superior no Brasil.

Apresentação:

Andrea Ribeiro Hoffmann, Professora do IRI/ PUC-Rio.

Moderação:

Carolina Salgado, Professora do IRI/ PUC-Rio.

Participação:

Sandra Quintela, Presidente do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul. O Instituto PACS tem sede no Rio de Janeiro, é um coletivo auto-organizado multidisciplinar criado em 1986 por economistas latino-americanos que voltavam do exílio com a missão de incidir sobre decisões e estratégias políticas – como a capacitação de comunidades na Zona Oeste do RJ através da educação popular, feminista e emancipatória – que afetam o modelo de desenvolvimento e democracia para os povos do Sul.

Ivan Gontijo Akerman, Gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação. O Todos pela Educação foi fundada em 2006 e atua junto aos níveis municipal, estadual e federal na formulação de políticas e implementação de boas práticas no Brasil com foco no ensino básico.

Anna Becker, mestre MAPI/PUC-Rio, Analisa de Ecossistema e Lideranças do Ensina Brasil. O Ensina Brasil é organização sem fins lucrativos que visa mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação. Missão: Potencializar uma rede de lideranças que, a partir de uma atuação transformadora como professores em escolas vulneráveis, desenvolvam as competências e o comprometimento necessários para multiplicar seu impacto e continuar expandindo oportunidades para todas as crianças.

Valquíria Lima Souza, mestre PUC-Rio, doutoranda UERJ, pesquisadora JMN – Ainda há alternativa? Uma reflexão freiriana sobre a financeirização global da educação superior a partir do projeto do governo brasileiro “Uma Ponte para o Futuro” (2016 – 2018)