Worlding Brazil: intelectuais, identidade e segurança

02 Set

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio convida para o colóquio “Worlding Brazil: intelectuais, identidade e segurança”, com a pesquisadora Laura Lima. O colóquio ocorrerá no dia 2 de setembro, às 14 horas, no Auditório do IRI (Rua Marquês de São Vicente, 232, loja A, Gávea).

A pesquisadora apresentará seu ultimo livro Worlding Brazil: Intellectuals, Identity and Security (Routledge, 2014) no qual faz uma reflexão acerca do pensamento brasileiro em segurança entre 1930 e 2010. Visando explorar a relação entre intelectuais e a produção de conhecimento no Brasil, a autora faz uso em seu trabalho dos conceitos de modernização conservadora (Gramsci) e da Teoria Emocional da Ação (Jessé Souza). O argumento resultante dessa discussão teórica é o de que a produção do conhecimento no Brasil está ligada não somente a um conjunto específico de ideias acerca da identidade brasileira e da realização do Brasil como potência global como também é tributária do lugar social e político dos intelectuais brasileiros.

Laura Lima trabalha na Aliança de Cidades (Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos) em Bruxelas onde gere programas ligados ao desenvolvimento urbano. Possui graduação em História (UFRN), pós-graduações em História das Relações Internacionais (UERJ) e Gerência de Direitos Humanos (UCAM), mestrado em Relações Internacionais (UFF) e doutorado em Relações Internacionais e Segurança Internacional (Aberyswtyth University). Seu pós-doutorado (Social Science Resarch Council e London School of Economics) foi centrado na investigação de programas de prevenção de violência em favelas do Quênia, África do Sul e Brasil.

BrasilIdentidadesSegurança Internacional