A Professora do IRI Manuela Trindade Viana participou do dossiê “Pacote de Troia: a Lei Anticrime de Sergio Moro”, publicado pela Revista Cult de abril (#244) e organizado por Carla Rodrigues e Aline Passos.
A edição reúne especialistas para analisar as conexões das propostas de alteração legislativa com aspectos como legítima defesa e autos de resistência; encarceramento em massa; presídios federais; execução antecipada de pena; e cooperação policial na América Latina. No dossiê, Manuela Trindade Viana e Maria Gabriela Peixoto assinam o artigo “Um caso de sucesso: o questionável protagonismo do Brasil no âmbito da segurança pública na América Latina”. O artigo localiza as reformas do projeto anticrime no contexto latino-americano de emergência da Comunidade de Polícias da América (AMERIPOL), instituição da qual o Brasil participa desde a sua criação, em 2007. Manuela e Maria Gabriela mostram como as principais linhas do Pacote apresentado por Moro estão conectadas a processos de redução de assimetrias policiais, penitenciárias e judiciais no âmbito da AMERIPOL e analisam os efeitos políticos desse quadro.
O dossiê pode ser encontrado nas bancas de jornal durante o mês de abril, ou pode ser acessado por assinantes no site da Revista