Professor Alexandre dos Santos na Bienal do Livro Rio 2023

Mediação da mesa “Todas as cores de Um Defeito de Cor”

Durante a Bienal do Livro, Alexandre dos Santos, professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio) e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas (LEPECAD), mediou a mesa “Todas as cores de Um Defeito de Cor”. A mesa contou com a participação de Ana Maria Gonçalves, autora do livro “Um Defeito de Cor”, os escritores Paulo Lins e Cidinha da Silva e os carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues.

A mesa, composta por nomes importantíssimos no debate racial no Brasil no âmbito da literatura, cinema e carnaval discutiu como certas obras como o livro supracitado, o filme Cidade de Deus e autoras como Carolina Maria de Jesus abriram portas para que esse debate se expandisse e trouxesse mais protagonismo para a voz da população racializada.

Além disso, a mesa discute a transformação do livro em um samba-enredo da escola de samba carioca Portela, e o dever político da arte do carnaval de fomentar o debate, e contar a história do Brasil a partir da narrativa e trajetória da população negra.

Assista à mesa completa nos links abaixo: