Guia de Práticas Docentes (LabMet)

No contexto do retorno completo ao presencial na universidade, o Laboratório de Metodologia (LabMet) do Instituto de Relações Internacionais (IRI), da PUC-Rio, decidiu empreender um conjunto de diálogos sobre a própria sala de aula, mais especificamente, sobre a prática docente. Sendo voltado para a pós-graduação do IRI, inicialmente, o LabMet queria atender a demandas que vinham surgindo no sentido da formação em docência, algo que, conforme discentes apontavam, não esteve abarcado de maneira suficiente pelas oportunidades de estágio docência. Claro, reconhecendo que, no Brasil, nós, cientistas sociais e políticos, nos formamos sem habilitação pedagógica, chegar à sala de aula apenas no estágio docência, diretamente para ensinar, faz suscitarem diversas dúvidas sobre a prática docente, dúvidas que acabam dependendo muito particularmente da qualidade de relações docente-estagiária e do contexto dos cursos ministrados. A intenção deste Guia é, assim, a de oferecer um mínimo de enquadramento e de diretrizes para a vivência docente, mais no sentido de organizar os debates e propostas que acreditamos ser fundamentais para uma boa prática e uma constante reflexão do que no intuito de prover respostas prontas, que, por sinal, não acreditamos possíveis.