O desenvolvimento que queremos: Bolsa Família como aprendizado para uma nova agenda

Os variados modelos de desenvolvimento de um país são o centro do debate interdisciplinar que protagoniza a realidade brasileira atual, no entanto, muito é perdido devido a opiniões baseadas em amores e ódios. O Bolsa Família é apenas mais um dos programas sociais brasileiros que gera reações das mais polarizadas. Mas a que se deve esse debate tão acalorado?

Organizado por Isabel Rocha de Siqueira e Paulo Esteves, o e-book gratuito O desenvolvimento que queremos: Bolsa Família como aprendizado para uma nova agenda busca servir de inspiração para um debate contínuo acerca do desenvolvimento do país e para a abertura de diálogos mais concretos e produtivos.

A obra reúne colaborações transcritas e artigos oferecidos pelos palestrantes do evento “O Desenvolvimento que Queremos: Bolsa Família e Os Amores e Ódio do Brasil”, sediado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio em maio de 2017, cujo debate se inicia a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento do país, pensando o Bolsa Família.

O evento buscou trazer vozes de diferentes formações acadêmicas e vínculos institucionais, além de profissionais e funcionários públicos experientes, o que gerou um debate altamente polarizado sobre os rumos do país.

Os textos aqui reunidos tiveram a participação dos autores: Flávia Oliveira, Aldaiza Sposati, Tiago Falcão, Maria Antonia Cardoso Nascimento, Romulo Paes, Debora Thome, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, Rafael Georges, Mercedes González de la Rocha, Maria Ozanira, Paulo Januzzi, Eduardo Suplicy, Cleonice Dias e Isabel Rocha de Siqueira.


___________________________________________

Sobre os organizadores:

Isabel Rocha de Siqueira é professora assistente do IRI/PUC-Rio e pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisa Brics, do IRI/PUC-Rio. É PhD em relações internacionais pelo Departamento de Estudos de Guerra, Kings College London. Atualmente coordena o Laboratório de Metodologia do IRI/PUC-Rio.

Paulo Esteves é professor Associado do IRI/PUC-Rio e Coordenador Geral do Centro de Estudos e Pesquisas – BRICS. É membro do conselho editorial de publicações como a International Political Sociology e a revista Contexto Internacional e sócio-fundador da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da qual foi diretor entre 2005 e 2009 e presidente entre 2011 e 2014.