Entre os dias 08 a 10 de junho aconteceu o Minicurso ‘Discursos e Discursividades nas Relações Internacionais: indicações metodológicas’ – o primeiro da série de três que o Laboratório de Metodologia está oferecendo neste semestre. O objetivo do minicurso era apresentar aos e às estudantes os elementos centrais da Análise do Discurso, da semiótica e da relação poder/saber/verdade em Michel Foucault, a fim de indicar como essas perspectivas teórico-metodológicas têm sido incorporadas no estudo das Relações Internacionais.O minicurso foi ministrado pelos professores Thiago Rodrigues (INEST/UFF) e Marco Kalil Filho (INJC/UFRJ), que ao longo das três sessões abordaram as noções introdutórias ao campo da Análise e das Teorias do Discurso, os conceitos de Agonismo e Veridicção em Michel Foucault, e dos Discursos e a disciplina das Relações Internacionais. Este evento teve como público alunos e alunas da disciplina de Metodologia nas Relações Internacionais do programa de pós-graduação do IRI/PUC-Rio.Para maiores informações, acesse os áudios das aulas aqui.
Thiago Rodrigues é professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É Coordenador do projeto “Narcotráfico e militarização no entorno estratégico nacional: lições para o Brasil”, financiado pelo Ministério da Defesa (Instituto Pandiá Calógeras) e CNPq. Atua principalmente os seguintes temas: narcotráfico, teoria das relações internacionais, novos conflitos internacionais, segurança internacional, relações internacionais da América Latina. Mestre e Doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP.
Marco Kalil Filho é professor substituto do Instituto de Nutrição Josué Castro (INCJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência nas áreas de Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Constitucional, Criminologia, Estudos da Linguagem. Linguística, Semiótica, Comunicação Social, Mídia e Tecnologia, Política Interna e Política Externa.