O minicurso intitulado “Genre Foreign Bodies and the Ethics of Cohabitation” foi ministrado pelo professor e pesquisador Sam Okoth Opondo (Vassar College) e aconteceu nos dias 9 e 11 de outubro no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas do BRICS Policy Center.
Sam Okoth Opondo é Professor Assistente de Ciência Política e Estudos Africanos no Vassar College NY (EUA). A pesquisa e ensino dele focam nas dinâmicas de “mediação do estranhamento”, diplomacias amadoras da vida cotidiana, humanitarismo, estética, e a ética da coabitação nas cidades pós-coloniais do continente africano.
Ao justapor diferentes gêneros de expressão, e por meio da atenção cuidadosa às políticas da estética, as sessões se baseiam no entendimento do que Cesare Casarino chama philopoesis. O minicurso explorou como a experimentação da vida coloca os corpos vulneráveis em uma rede de superfluidez, transformando-as em trabalho experiencial ou bio-material (corações, rins, córneas) a serem consumidos e destruídos como parte dos aparatos de sustentação da vida e administração da vida.
Finalmente, por meio de leituras de cartas fictícias e não-fictícias, explorou-se também o carácter intimo que as cartas, assim como as palavras e os mundos que elas expressam, disturbam, ou autorizam. Com as cartas e as colaborações atuando como desvios metodológicos, esboça-se a ética do encontro, a coabitação e a citação que acompanha nossa leitura das cartas e os estilos de escrita e vida que elas instigam.
Cada sessão incluiu textos teóricos e/ou ficcionais trazidos em conjunto com fragmentos que os citam, para-citam, e “parasitam” , a fim de chamar a atenção aos limites da política do gênero literário, a experimentação com diferentes formas de escrita e a ética da coabitação.
Para acessar o conteúdo do minicurso, segue o programa: Opondo PARACITATIONS Genres Foreign Bodies and Ethics of Cohabitation Rio
Para acessar os áudios do minicurso, acesse aqui.