Language, (In)security and Everyday Practice

Minicurso: Language, (In)security and Everyday Practice com a professora Emma Mc Cluskey (King’s College London)
Datas: 19, 20 e 21 de junho
Horário: 8h às 11h

Neste minicurso os presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre os Estudos Críticos de Segurança (CSS) e das metodologias dos CSS; especialmente da escola PARIS (Political Anthropological Research on International Sociology). Foram discutidas as abordagens etnográficas, narrativas, socio-linguísticas, da vida cotidiana, e da governamentalidade, dentro da pesquisa empírica e da crítica pós-estrutural nos CSS.

Para maiores informações, acesse os áudios das aulas aqui.

Este curso traz perspectivas robustas sobre linguagem e prática situada no estudo das Relações Internacionais e Estudos de Segurança, introduzindo os principais métodos e abordagens da Etnografia Linguística. O curso seria ministrado por uma mistura de sessões de dados empíricos, analisados por meio de lentes sociolinguísticas, como análise de microdiscursos e repertórios interpretativos, bem como por meio da justaposição de textos e artigos de RI e Sociolinguística e examinando como eles podem entrar em diálogo entre si . O curso destina-se a estudantes interessados nas dimensões cotidianas de fenômenos como vigilância, migração, fronteiras e estados de exceção – interessados em formas mais rigorosas de fundamentar sua análise das práticas cotidianas.

As aulas deste minicurso serão ministradas em inglês, sem tradução.

Emma Mc Cluskey é pós-doutoranda, pesquisadora associada e teaching fellow no Departamento de Estudos de Guerra, na King’s College London. Seus interesses de pesquisa incluem refugiados e migrantes na União Europeia, abordagens etnográficas aos Estudos Críticos de Segurança, relacionamento entre hospitalidade e segurança e a reformulação da Sociologia Política Internacional por linhas mais antropológicas. Atualmente, trabalha com um projeto com financiamento FP7 sobre o conceito de “Segurança Societária” na Europa.

Estado de ExceçãoFronteirasLinguísticaMigraçãoSociolinguísticaVigilância