Nos dias 10 e 11 de outubro, o IRI/PUC-Rio sediou a Simulação do Modelo da União Europeia no Rio de Janeiro (Model EU RJ), que teve como tema “As ameaças de paz à segurança na União Europeia”. O evento reuniu estudantes de várias instituições para simular o Conselho Europeu, com o total de 27 delegações (em dupla) representando os Estados-membros da UE.
A mesa de abertura foi mediada pelos organizadores do Model EU Rio, Pedro Paulo Panaro e Ana Beatriz Zimmermann. Ao lado, estiveram presentes a Diretora do IRI/PUC-Rio Isabel Rocha Siqueira, assim como o coordenador do curso Ricardo Oliveira e a professora Andreia Hoffmann. Ademais, a cerimônia contou com a presença virtual do Chefe de Delegação Adjunto da União Europeia no Brasil, Jean-Pierre Bou.
A fala da mesa, engajada pela relevância do tema escolhido, destaca que a Europa enfrenta atualmente os impactos diretos e indiretos de crises geopolíticas, conflitos armados em seu próprio continente, desinformação e ameaças híbridas. Diante desse cenário, enfatizou-se o papel da União Europeia como promotora da paz, tanto dentro quanto fora de suas fronteiras, por meio da diplomacia, da prevenção de conflitos e da cooperação em defesa. Por fim, Bou afirmou que a Delegação da União Europeia no Brasil tem grande orgulho em colaborar com iniciativas como o Model EU RJ, que reforçam o compromisso com o multilateralismo e a defesa da democracia, além da exaltar a importância das simulações, que estimulam o engajamento e a diplomacia jovem
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio convida para o workshop “Mudanças Climáticas: Governança, justiça, mitigação e adaptação entre o global e o local”, que será realizado no dia 20 de outubro, às 9h30, no auditório do IRI2.
O evento reunirá especialistas para debater os desafios e caminhos possíveis diante das transformações climáticas em diferentes escalas, do local ao global.
O Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio), por meio do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, convida para o 3º Seminário Democracia e Forças Armadas.
O evento será realizado em parceria com o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD/UFRJ) e com o projeto Pró-Defesa V – “Preparar para proteger: Aprendizado organizacional militar no Brasil face a novos contextos de crise humanitária”, e conta com o apoio dos programas CAPES PAEP e FAPERJ.
Com o tema “Segurança, Meio Ambiente e Justiça Climática”, o seminário propõe uma reflexão crítica sobre as relações entre atores e políticas de segurança e defesa, a proteção do meio ambiente e a promoção da justiça climática no Brasil.
A partir de casos como a gestão de territórios amazônicos e as respostas a enchentes no Rio de Janeiro e no Sul do país, discutiremos os riscos da militarização das agendas ambiental e climática, o papel das práticas humanitárias e logísticas na resposta a desastres, e os impactos do uso de tecnologias de vigilância nesses contextos.
📍 31 de outubro | 10h às 17h
📌 Auditório do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio)
Participe!
O mestrando do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e assistente de pesquisa do LACID, núcleo de pesquisa do BPC/PUC-Rio, Christian Lyrion de Barros Fontão, foi coautor do livro El libro de la Transición Energética en Latinoamérica y el Caribe. O lançamento ocorreu no dia 1º de outubro, durante a X Semana de la Energía da Organización Latinoamericana de Energía, em Santiago do Chile.
O livro está disponível em acesso aberto e foi lançado em uma plataforma que também reúne diversos dados sobre a região.
É com grande entusiasmo que anunciamos o início da 3ª edição do projeto IRI Global — e a 1ª em território nacional!
Ao longo da próxima semana (13 a 17 de outubro), um grupo de estudantes do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio embarcará em uma imersão institucional a Brasília, explorando de perto os principais centros de poder político e diplomático do país.
O IRI Global é uma iniciativa do Instituto que busca aproximar seus alunos de graduação e mestrado profissional dos espaços de formulação e execução da política internacional. Em suas edições anteriores, o projeto proporcionou experiências transformadoras: em 2024, o grupo visitou a China (Pequim e Xangai), e no início deste ano, Paris, Bruxelas, Haia e Genebra, com visitas a organismos internacionais como a ONU e a OMC.
Agora, o foco volta-se ao cenário doméstico, com uma programação que inclui visitas técnicas a instituições do setor público e a órgãos estratégicos da política externa brasileira, proporcionando aos estudantes uma visão abrangente sobre o papel do Brasil no mundo.
Sem dúvida, será uma semana de intenso aprendizado e diálogo, consolidando o compromisso do IRI com uma formação global, crítica e conectada à realidade.
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio convida para o debate sobre o livro “Global and Regional Governance in a Multi-Centric World”, que será realizado no dia 29 de outubro, das 9h às 11h, na sala F206. A discussão contará com a presença do coautor, Gabriel Rached, da UFF, e será mediada pela professora Andrea Ribeiro Hoffmann, da PUC-Rio.
Em um mundo afetado por constantes crises e mudanças de poder, o livro foca no cerne do sistema de governança global, explorando suas falhas, sua evolução e as forças que desejam mudá-lo a seu favor, oferecendo, dessa forma, uma reflexão sobre os novos modelos de governança em um mundo “multicêntrico”. A proposta é repensar a governança global contemporânea e os caminhos que a agenda internacional pode seguir, considerando as novas formas de multilateralismo.
Na última sexta-feira, dia 3 de outubro, as alunas Clara de Assis Lima Rabelo e Maria Clara Hierro Gonçalves receberam o Prêmio Destaque Iniciação Científica do Centro de Ciências Sociais. As bolsistas PET desenvolveram o trabalho intitulado “A Chegada da Starlink na Amazônia: Inclusão Digital ou Dependência Tecnológica”, orientado pela Professora Isabel Rocha de Siqueira. A premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento da XXXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio, realizado na Pastoral Universitária.
As alunas, que foram representadas por suas respectivas mães, estão em intercâmbio no momento, fato que impossibilitou a presença na premiação.
O Instituto de Relações Internacionais parabeniza às alunas e a orientadora pela pesquisa desenvolvida.
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Latino-Americano para o Multilateralismo (ILAM) realizarão o seminário internacional “Mais 80 anos? O possível futuro da ONU e do multilateralismo diante da extrema direita global. Uma perspectiva latino-americana”, nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, no Auditório 91 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Em 1945, o Brasil e outros 19 países da América Latina e do Caribe estiveram entre os fundadores da ONU, defendendo a igualdade entre as nações e os direitos humanos como base da nova organização. Oito décadas depois, a ONU enfrenta uma grave crise de legitimidade e de recursos, enquanto os princípios do multilateralismo são desafiados pelo avanço de forças autoritárias em todo o mundo.
O seminário propõe um espaço de reflexão e debate sobre como a América Latina e o Caribe podem contribuir para a construção de uma ordem internacional mais justa e adequada aos desafios atuais.
O evento será realizado em português e espanhol.
Confira a programação abaixo e inscreva-se!
Francisco Eduardo Lemos Matos, pesquisador de Pós-Doutorado (FAPERJ) no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio, publicou no The Conversation Brasil um artigo intitulado: ‘Mesmo interceptada e bloqueada, Flotilha Global Sumud é um símbolo global das reivindicações humanitárias por Gaza.'”
O artigo analisa a Flotilla Sumud Global, lançada em 2025 como resposta civil ao bloqueio total imposto por Israel a Gaza. A iniciativa, composta por mais de 40 embarcações e ativistas de 44 países, buscou criar um corredor humanitário marítimo capaz de contornar as restrições impostas por fronteiras terrestres e pela soberania estatal. Fundamentada no Direito Internacional do Mar e na Convenção da ONU sobre o Direito do Mar (CNUDM, 1982), a ação reivindica o mar como espaço político alternativo, onde a soberania é atenuada e a circulação civil é juridicamente protegida. A interceptação israelense, considerada ilegal por especialistas e organismos internacionais, desencadeou condenações diplomáticas e mobilizou governos e organizações de direitos humanos. O texto conclui que o mar se converte em arena estratégica de contestação política e solidariedade transnacional, revelando a força da mobilidade marítima como forma de resistência humanitária e política.
A Rede EU-VALUES acaba de lançar a 6ª edição de sua Newsletter, um boletim informativo com o resumo do último trimestre, os eventos realizados, publicações recentes e projetos e iniciativas acadêmicas.
Financiada pelo programa Erasmus Plus, a EU-VALUES é uma iniciativa de pesquisa e educação da União Europeia composta por 21 instituições de ensino superior renomadas, incluindo o IRI/PUC-Rio. Seu objetivo é fomentar o debate sobre valores, democracia e a atuação internacional da UE.
O destaque desta edição foi a conferência internacional realizada em Istambul, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, que reuniu mais de 65 especialistas de 16 países, incluindo a professora do IRI/PUC-Rio, Paula Sandrin, para discutir a interseção entre comércio e direitos humanos, buscando definir os valores fundamentais da política comercial da União Europeia.
A newsletter completa se no site da rede.