Já estão no ar os episódios 2 e 3 do Estúdio IRI+COM

Já estão no ar os episódios 2 e 3 do Estúdio IRI+COM, série de podcasts sobre temas internacionais produzida, gravada e editada por estudantes do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e do Departamento de Comunicação (DCom) da PUC-Rio.

O Episódio 2 discute as tensões nas relações entre EUA e Venezuela no contexto da instrumentalização da guerra às drogas na América Latina pela política externa do governo Trump.

O Episódio 3 questiona: “Para onde vai a democracia nos EUA”? E tenta entender se há alguma resposta plausível a essa pergunta enquanto a democracia estadunidense parece sofrer um cerco sem precedentes.

O Estúdio IRI+COM é um projeto transdisciplinar que integra análise política, comunicação e perspectivas globais sob a orientação dos professores Alexandre dos Santos (IRI) e Mauro Silveira (DCom).

A professora Luiza Lobato, do IRI/PUC-Rio, teve seu artigo publicado no periódico Peacebuilding.

A professora Luiza Lobato, do IRI/PUC-Rio, teve seu artigo publicado no periódico Peacebuilding. O texto, intitulado “Crowdsourcing bullets: the role of digital forms of activism for conflict mitigation”, investiga como práticas digitais colaborativas podem contribuir para a mitigação de conflitos e da violência urbana.

O artigo analisa o caso do aplicativo Fogo Cruzado, que utiliza dados gerados por usuários para disputar a produção oficial de estatísticas sobre violência armada. A autora destaca como o app se apoia em infraestruturas digitais comerciais que, apesar de normalmente produzirem distanciamento, são reapropriadas para criar novas formas de engajamento, sensibilidade e ação política junto às comunidades afetadas.

Ela argumenta que o uso “pragmático” do digital abre caminhos para práticas políticas que, mesmo não sendo radicais, dialogam com o objetivo de construir sociedades mais pacíficas.

Doutorando do IRI/PUC-Rio, Jeilson Djassi, publicou artigo “A inserção da Guiné-Bissau no modelo democrático: uma análise das sucessivas crises político-institucionais (1991-2023)” na Revista Sul-Americana de Ciência Política

O doutorando do IRI/PUC-Rio, Jeilson Djassi, publicou o artigo “A inserção da Guiné-Bissau no modelo democrático: uma análise das sucessivas crises político-institucionais (1991-2023)” na Revista Sul-Americana de Ciência Política, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No texto, Jeilson discute o processo de adoção do modelo democrático na Guiné-Bissau, situando sua implementação após a independência e examinando as crises político-institucionais que se sucedem entre os anos de 1991 até 2023. Ele argumenta que a instabilidade recorrente tem origem na atuação dos próprios atores políticos, marcada pelo descumprimento das regras democráticas, por disputas internas e por ambições pessoais que comprometem o funcionamento do Estado de direito.

O artigo mostra ainda que, no contexto atual, há supressão de direitos fundamentais, especialmente o direito à manifestação e à liberdade de expressão, além de episódios de violência e repressão contra cidadãos que reivindicam garantias básicas.

Pesquisador de pós-doutorado (FAPERJ) do IRI/PUC-Rio, Francisco Eduardo Lemos Matos, publicou artigo “Tabuleiro molhado: a ‘Doutrina Donroe’ e o mar que os EUA não deixam de vigiar”

O pesquisador de pós-doutorado (FAPERJ) do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Francisco Eduardo Lemos Matos, publicou o artigo cujo título é “Tabuleiro molhado: a ‘Doutrina Donroe’ e o mar que os EUA não deixam de vigiar”.

O texto, publicado no The Conversation, analisa como a atuação norte-americana no Caribe e nas rotas próximas ao Canal do Panamá expressa uma atualização tácita da antiga Doutrina Monroe. O autor argumenta que a chamada “Doutrina Donroe” evidencia o esforço de Washington em preservar sua primazia marítima por meio de vigilância contínua, operações navais e parcerias regionais voltadas ao controle de fluxos estratégicos.

Ademais, ele destaca que a expansão chinesa em portos e infraestruturas logísticas do Hemisfério Ocidental é percebida pelos EUA como um desafio direto, reacendendo mecanismos de contenção e disputas por influência no entorno marítimo.

Professor do IRI/PUC-Rio, Matt Davies publicou livro “Building Sites: Architecture, Labour, and Production Studies”

O professor do IRI/PUC-Rio, Matt Davies publicou, em colaboração com Will Thomson, Katie Lloyd Thomas e João Marcos de Almeida Lopes, o livro “Building Sites: Architecture, Labour, and Production Studies”, que apresenta uma proposta inovadora para repensar as relações entre o projeto arquitetônico e o trabalho envolvido na construção.

Na obra, Matt explora a necessidade urgente de compreender de maneira crítica como edifícios são produzidos e por que o trabalho da construção permanece frequentemente marginalizado no discurso arquitetônico.

O livro reúne pesquisas que analisam a produção do ambiente construído em diferentes contextos, incluindo Brasil, Reino Unido, Iugoslávia, Alemanha, Índia, México e Estados Unidos. Matt argumenta que o silêncio disciplinar sobre o trabalho e a construção não é mero acaso, mas parte de uma lógica estrutural que acompanha o desenvolvimento do capitalismo e sustenta a atuação da arquitetura “sobre” o canteiro, sem reconhecer integralmente quem o realiza.

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio teve dois projetos contemplados por edital do IEAHu, o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio teve dois projetos contemplados por edital do IEAHu, o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio

O Edital: “Para Apoio a Grupos de Pesquisa Interdisciplinares, Ligados às Humanidades” de 2025 do IEAHu contemplou dois projetos propostos por docentes e discentes do IRI/PUC-Rio: o primeiro foi o projeto “Lúmina e LAPER: Uma parceria em prol de uma educação libertadora e antirracista” da Liga Acadêmica de Pesquisa Étnico-Racial, a LAPER.

O segundo, intitulado: “Grupo de estudos sobre impactos sociais e governança da Inteligência Artificial” foi proposto pela Professora do Instituto, Luísa Cruz Lobato.

O programa IEAHu tem como objetivos o estímulo à produção e troca de conhecimento interdisciplinar e o apoio à reflexão acadêmica sobre temas de amplo alcance em áreas ligadas às Humanidades e promoção de discussões plurais.

O IRI/PUC-Rio parabeniza os nossos corpos docente e discente por esta importante conquista!

Palestra: “Cuba in the contemporary international agenda: Perspective and challenges.”

O IRI/PUC-Rio realizou o evento “Cuba in the Contemporary International Agenda: Perspectives and Challenges”, com Alexis Berg (Universidade Carlos III) e a professora Andrea Ribeiro Hoffmann. A palestra abordou os principais desafios da inserção internacional de Cuba no contexto atual, destacando como os embargos impostos pelos Estados Unidos ao longo das décadas moldaram o desenvolvimento do país e suas relações com outros países. O palestrante também discutiu as relações com a União Europeia e com a América Latina. Finalmente também discutiu como as relações externas influenciam as dinâmicas domésticas e as perspectivas para mudança do status quo.

Primeira Convocação: Aos candidatos habilitados à matrícula do Vestibular

Hoje, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio recebeu os candidatos habilitados à matrícula na primeira convocação do Vestibular.

O encontro contou com a presença do Diretor do IRI, o Professor Kai Michael Kenkel e do Coordenador de Graduação, o Professor Ricardo Oliveira dos Santos, que apresentaram a Universidade aos pais e calouros, além de conduzirem um bate-papo destacando as múltiplas possibilidades acadêmicas e profissionais oferecidas pelo curso de Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio.

O IRI/PUC-Rio dá as boas-vindas aos futuros estudantes e deseja a cada um muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas e profissionais!

Edital de Seleção para 2026.1 do MAPI

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI) do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

O curso tem início previsto para o primeiro semestre de 2026 e é voltado para quem deseja se aprofundar nas dinâmicas internacionais com foco em atuação prática nas seguintes áreas temáticas e linhas de atuação:

Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
a. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
b. Comércio e Investimento Internacionais

Resolução de Conflitos Internacionais
a. Resolução de Conflitos e Mediação
b. Direitos Humanos e Proteção Humanitária

Política e Desenvolvimento na América Latina
a. Política, Cultura e Cidadania na América Latina

📌 Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o link na bio ou vejo no botão abaixo.

Yesa Portela Ormond, egressa do Doutorado IRI/PUC-Rio, recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional José Murilo de Carvalho de Teses e Dissertações da ABED

Egressa do Doutorado do IRI/PUC-Rio, Yesa Portela Ormond, recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional José Murilo de Carvalho de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, a ABED. Yesa recebeu este importante reconhecimento na Categoria Teses com o trabalho intitulado “Eluding Security: The United States Foreign Policy and the Persistence of Wars on Terrors” orientada pelo Professor do Instituto, Roberto Yamato.

Em “Eluding Security”, Yesa parte da pergunta: O que proporciona à “Guerra ao Terror” uma narrativa persistente que continua a influenciar os termos da política externa dos Estados Unidos no século XXI? A partir dessa questão, a autora desenvolve um duplo argumento, apoiado em uma leitura desconstrucionista Derridiana, associada às contribuições de Reinhart Koselleck.

Primeiro, sustenta que a “Guerra ao Terror” é uma estrutura sem centro natural, constantemente (re)preenchida, (re)escrita e (re)significada; um terreno sem fundamento, um espectro-a-vir que escapa às categorias de “política externa” e “segurança”. Defende, também, que essa opacidade se fortalece por meio de imagens de inimigos cujos rostos, características e territórios são apenas provisórios – condição essa favorecida pela impossibilidade de definir, definitivamente, o que é “terror” e quem são “terroristas”.

Em segundo lugar, a autora argumenta que a “Guerra ao Terror” escapa da segurança (eludes security) porque a própria noção de “segurança” é instável na política externa dos EUA. Propõe, assim, deslocar a ideia de “Guerra ao Terror” para “Guerras aos Terrores” (Wars on Terrors).

O foco da tese recai nas “Guerras aos Terrores” do século XXI, especialmente nas imagens de “árabes, pessoas do Oriente Médio e muçulmanos como ‘essencialmente terroristas'”; “imigrantes, requerentes de asilo e refugiados como ‘terroristas em construção'”; e no entrelaçamento de “antifascistas e supremacistas brancos como ‘terroristas domésticos'”.

Assim, a autora sugere a importância de interpretar interpretações — e não tomar abstrações como dadas, mas como produtivas e violentas. Conclui, também, que “(in)segurança”, “terrorismo” e “terroristas” são foras(teiros) constitutivos das “Guerras aos Terrores”, e que, por isso, há impossibilidade de encerramento deste persistente e elusivo cenário sem que os Estados Unidos também tenham seus “fundamentos” abalados.

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio deseja os Parabéns pela conquista!