A Pedagogia como Encontro nas Relações Internacionais

Curso: A Pedagogia como Encontro nas Relações Internacionais, com Naeem Inayatullah (Ithaca College).

Nos dias 13, 14 e 16 de novembro, das 18h30 às 20h30, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio oferecerá o curso A Pedagogia como Encontro nas Relações Internacionais, com Naeem Inayatullah (Ithaca College). O curso conta com o financiamento da FAPERJ.

Em A pedagogia como encontro nas Relações Internacionais, Naeem Inayatullah nos convida a reunir teoria pedagógica, método de ensino e política internacional explorando seus anos de experiência centrando “encontros” como método e teoria da pedagogia. Afastando-se tanto de pedagogias pretensamente neutras quanto imediatamente emancipatórias, propõe duas provocações: ensinar é impossível e indissociável do imperialismo. Diante delas, pergunta: o que pode ser realizado em sala de aula se o imperialismo está no cerne do ofício docente? O que pode emergir no encontro pedagógico se não pressupormos de antemão o telos do ensino? Em suma, o que acontece com a sala de aula quando renunciamos ao imperativo de ensinar? Apoiando-se no método da pedagogia como encontro, Naeem nos propõe pensar essas questões a partir do trabalho coletivo sobre textos e umas sobre as outras. Com isso, exploraremos: (i) o que emerge na zona de contato entre docente, discentes, textos e mundo; (ii) como diferentes participantes expressam sua curiosidade e sua resistência em aprender; e (iii) como construir uma comunidade de aprendizagem baseada nessa experiência.

O curso é voltado para docentes de diferentes níveis e discentes de pós-graduação com interesse em articular prática de ensino com teorização da pedagogia e que gostariam de experimentar com diferentes possibilidades no espaço de sala de aula. Nenhuma experiência prévia de ensino é necessária. Para os alunos do IRI, a atividade poderá contar como créditos de oficina junto ao LabMet.

A atividade será remota, oferecida via plataforma Zoom, e em inglês.