Disciplinas da Pós-Graduação 2023.2: ementas e horários

Compartilhar

Confira abaixo a grade de horários e as ementas das disciplinas do Programa de Pós-Graduação do IRI/PUC-Rio que serão ofertadas no segundo semestre de 2023.2. Fique atento ao período de matrículas, realizadas pelo PUC Online para Alunos. Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação.

IRI2110 – Espaço, Movimentos e Resistências I
Profs. João Pontes Nogueira/Matt Davies

Movimento e mobilidade nas Relações Internacionais. Fluxos, circulações e reconfigurações espaço-temporais: redes, assemblages e transformações da soberania. Intensidades, ritmos e práticas nos circuitos internacionais de poder, pessoas, coisas e ideias. Cidades na política mundial: cotidianos, espaços e modos de vida urbanos. Transversalidade, sociologias do transnacional e questões de escala na política internacional. Práticas de resistência: ocupação, circulação e espaços cotidianos.

IRI2111 – Globalização, Desenvolvimento e Economia Política I
Profs. Isabel de Siqueira/Matt Davies

Teorias da globalização, do desenvolvimento e da economia política. O papel das organizações internacionais na governança global. Os impactos do neoliberalismo no cotidiano, no social e no internacional. Relações de poder, desenvolvimento desigual e assimetrias no sistema internacional. Cidade e desenvolvimento. Pobreza, desigualdade, culturas e saberes locais. Ciência e tecnologia. O papel da expertise na globalização, no desenvolvimento e na economia política internacional. Ética, responsabilidade e solidariedade. Transdisciplinaridade e crítica.

IRI2112 – Identidade, Alteridade e Resistência no Local e no Global I
Profs. Jimmy Klausen/Paulo Chamon

As relações entre poder e a produção de subjetividades e desigualdades locais e globais. Identidade e alteridade. Intersecção e efeitos de categorias relacionais de poder como humanidade, gênero, raça, classe e sexualidade. Dimensões discursivas e afetivas de processos de identificação. Resistências pós-coloniais/decoloniais, feministas, queer-teóricas e anti-racistas. Políticas de hostilidade e hospitalidade. Singularidade Plural, Relacionalidade e Ontologias Sociais. Dimensão ética do relacionamento com a diversidade e o diverso.

IRI2113 – Normas, Regras e Instituições Internacionais I
Profa. Monica Herz

Conceitos e perspectivas teóricas nos estudos sobre normas, regras e instituições internacionais de forma crítica e interdisciplinar. Interface Direito Internacional/Relações Internacionais, perspectivas sobre a ordem e governança global, questões de legalidade, legitimidade, democracia e direitos humanos na política internacional, difusão, localização, contestação de normas.

IRI 2114 – Segurança, Conflito, Violência e Pacificação I
Profa. Paula Drumond

Conceitualizações teóricas da segurança; violência e conflitos armados; práticas de intervenção e resolução de conflitos; intervenção humanitária; imposição, manutenção e consolidação da paz; processos de militarização; identidade, gênero e interseccionalidade; segurança pública e pacificação; mercado de segurança e armamento;

IRI2132 – Segurança/Insegurança Internacionais
Prof. Kai Michael Kenkel

Debate contemporâneo sobre segurança internacional. Tratamento diferenciado do tema e do conceito de segurança internacional. Perspectivas teóricas dentro do campo das relações internacionais.

IRI2135 – Economia Política Internacional
Profs. Luis Fernandes e Ana Garcia

Perspectivas teóricas da Economia Política Internacional. Mercantilismo e nacionalismo econômico. Liberalismo clássico e seus críticos. Neoliberalismo e o Consenso de Washington. Marxismo, teorias da dependência e sistema-mundo. Teorias realistas, culturais e novo institucionalismo. Estado, instituições e mercado na economia política mundial.

IRI2405 – Agentes/Estrutura do Sistema Internacional Moderno
Profa. Paula Sandrin

Definição e tipologia dos agentes no sistema internacional moderno. Estruturas, normas e instituições internacionais.

IRI2456 – Tópicos Especiais em Globalização do Sistema Internacional V: Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Prof.
Roberto Vilchez Yamato

Introdução ao instituto do refúgio e sua relação com outras experiências de deslocamento internacional. Formação histórica e regime internacional de proteção. Relação entre direito internacional dos refugiados e direitos humanos. Dilemas e processo de elegibilidade. Fronteiras e governo da mobilidade. Fronteiras e processo de subjetivação. Proteção, assistência e acolhimento. Xenofobia, racismo e hostilidade. Acolhimento e hospitalidade. Integração. Narrativas do trauma e do deslocamento. Políticas da linguagem. Infância e refúgio. Refúgio e escola.

O curso tem como objetivo central introduzir os discentes ao tema do refúgio e da proteção de populações refugiadas a partir de uma abordagem interdisciplinar. Serão discutidas a formação histórica da categoria do refugiado e do regime internacional de proteção. A legislação brasileira sobre tema será analisada de forma pontual e com vistas a apoiar o debate sobre o cenário conturbado do gerenciamento e assistência a populações forçosamente deslocadas no século XXI. Serão estudados e discutidos modos de narrativa – escrita e visual – da experiência do exílio e seu impacto na produção do refugiado como sujeito da mobilidade. Finalmente, serão discutidas a trajetória histórica e o debate acadêmico em torno de questões e conceitos caros ao tema e à experiência do refúgio, tais como trauma, hostilidade, hospitalidade, integração, linguagem, infância e escola. Espera-se que os participantes adquiram uma formação básica e plural sobre o tema, com forte conotação humanista, e possam tornar-se multiplicadores de uma cultura de acolhida e hospitalidade, estando, assim, aptos à orientação sobre a temática.

*A DISCIPLINA É PARTE INTEGRANTE DAS ATIVIDADES DA CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO DA PUC-RIO.

IRI3102 – Seminário de Tese
Profa. Marta Fernández

Discussão coletiva das teses em andamento. Somente podem fazer o Seminário alunos que defenderam o projeto de tese e o exame de qualificação. Disciplina exclusiva para os doutorandos.

IRI3200/3210/3220/3230/3240/3250
Estágios e Docência na Graduação

Treinamento e capacitação à docência na graduação. Disciplina obrigatória para os bolsistas CAPES BOLSAS E CAPES TAXAS. Os mestrandos deverão fazer um (1) Estágio, e os doutorandos dois (2) Estágios. Disciplinas optativas para bolsistas de outras agências de fomento.

IRI3302 – Exame de Qualificação
Profa. Andrea Hoffmann

O Exame de Qualificação avalia o conhecimento do candidato nas áreas fundamentais da disciplina e em sua área de especialização, e determina sua aptidão para continuar a desenvolver a pesquisa de tese do Doutorado. É uma pré-condição para a defesa do Projeto de Tese e deve ser feito até o 5º período. Disciplina exclusiva para os doutorandos.

IRI2201 – Dissertação de Mestrado

IRI3305 – Tese de Doutorado