IRI PUC-Rio Coordena Projeto CAPES PRO-DEFESA

Compartilhar

O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa V), fruto de parceria entre a CAPES e o Ministério da Defesa, incentiva a cooperação entre instituições civis e militares para execução de projetos conjuntos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de pessoal qualificado na área de Defesa Nacional e selecionou projetos relacionados ao desenvolvimento e ao fortalecimento da cultura da Defesa Nacional, para atender a demandas e desafios dentro e fora do País.

O projeto “Preparar para proteger: Aprendizado organizacional militar no Brasil face a novos contextos de crise humanitária coordenado pelo Prof. Kai Kenkel, foi um dos contemplados, tendo vigência entre 2024 e 2029.

O projeto visa aprimorar a atuação de atores brasileiros em crises humanitárias através da sistematização do aprendizado organizacional. Com foco no Corpo de Fuzileiros Navais, foca nas mudanças nas práticas de proteção em operações de paz, desastres naturais e fluxos migratórios e conta com a participação das seguintes instituições: PUC-Rio (coordenadora), Escola de Guerra Naval, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Roraima.

Entre os pesquisadores da equipe estão os professores (além do Prof. Kai) Ricardo Oliveira, Maíra Siman, Victoria Monteiro, Marcelo Valença, Aureo de Toledo, Carlos Chagas Vianna Braga, João Carlos Jarochinski e Luisa Giannini, entre outros. Por fim, para além de recursos de custeio e capital, o projeto oferecerá bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor visitante.

Tags

BrasilDemocraciaPazSegurança