O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e a sua Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) convidam para a exposição Criando Espaços Mais Seguros, que explora o poder das práticas não-violentas na proteção de civis em contextos de conflito armado. A mostra revela como a proteção é pensada e praticada por pessoas comuns sem o uso de armas, bem como as formas transformadoras de imaginar, fazer e viver tornadas possíveis pela proteção e os seus limites.
Os objetos, imagens e vozes resultam de 26 projetos de pesquisa conduzidos em colaboração entre acadêmicos e comunidades engajadas em tais práticas, em países como Camarões, Colômbia, Indonésia, Quênia, Mianmar, Nigéria, Palestina, Filipinas, Sudão do Sul e Tailândia, sob a coordenação da pesquisadora Berit Bliesemann de Guevara (Universidade de Aberystwyth).
A mostra Criando Espaços Mais Seguros desafia seus visitantes a desfazer crenças comuns sobre vulnerabilidade, agência e escolhas na guerra. Convida-nos a imaginar possibilidades alternativas para a proteção de civis. E nos inspira a agir e contribuir para a mudança.
A exposição estará disponível entre 12 e 23 de agosto no Hall do Departamento de Artes e Design. Serão realizadas as seguintes visitas guiadas, também abertas ao público externo:
14/8 (15h-17h): Abertura e visita guiada à exposição e Circuito Cultural pela PUC-Rio, como parte da Semana de Acolhimento e Integração 2024.2
15/8 (15h-17h): Visita guiada e conversa com alunos de pós-graduação do IRI/PUC-Rio