O Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio ganhou projeto da FAPERJ pelo Edital “Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro”. O edital busca a consolidação de grupos de pesquisa considerados emergentes (formados por pesquisadores com até 15 anos de doutoramento) em instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.
O projeto contemplado foi o projeto submetido pela Prof. Marta Fernandez, com o título “Práticas de Resolução de Conflitos e Construção da Paz no plano local e internacional: perspectivas do Sul Global”, e envolve pesquisadores da PUC-Rio, UERJ, UFRJ e ESG.
O projeto volta-se para a formação de recursos humanos e difusão de conhecimento relacionados ao campo de estudo e de práticas de transformação de conflitos e construção da paz, incluindo análise, prevenção e resolução de conflitos, negociações e operações de paz. Os objetivos centrais do grupo de pesquisa são: (i) desenvolver e fortalecer capacidades e competências sobre este campo de estudo no Brasil a partir do Rio de Janeiro; (ii) disseminar conhecimento acerca das práticas e perspectivas locais e globais sobre o amplo espectro de atividades e mecanismos relacionados à construção da paz e à transformação de conflitos; e (iii) aumentar o engajamento de estudantes e pesquisadores com temáticas conceituais e práticas relacionadas à resolução e transformação de conflitos no Sul Global. O projeto visa a fomentar a capacitação de recursos humanos por meio da consolidação de redes de pesquisa, criação de cursos voltados para alunos de graduação e pós-graduação e avanço do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica em resolução de conflitos entre pesquisadores e estudantes brasileiros.