O doutorando do IRI/PUC-Rio Pablo Fontes passou a ser o novo Graduated Student Reesearch Assistant pela De Montfort University, sob a orientação do professor Stuart Price na área de teoria-metodologias sobre análises de discurso com intersecção multidisciplinar entre os estudos de comunicação, cultura e relações internacionais.
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Afetos e emoções na Política Internacional, com Paula Sandrin
A professora Paula Sandrin ministrará o curso “Afetos e emoções na Política Internacional” na Casa do Saber Rio , entre os dias 16 a 30 de maio, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 – 3 encontros.
O que emoções como raiva, medo, desamparo e ressentimento têm a ver com a política internacional? Tradicionalmente pensada como motivada exclusivamente por interesses estratégicos e pautada por decisões baseadas em cálculos de custo-benefício, a política também envolve afetos e sentimentos. Este curso visa introduzir algumas correntes teóricas da disciplina de Relações Internacionais que se debruçam sobre o papel das emoções em fenômenos e processos internacionais, com o intuito de ajudar a compreender aspectos até então marginalizados nesses estudos.
Confira a ementa completa e a programação das aulas. É necessário realizar inscrição para participar.
Monica Herz é a mais nova Senior Fellow do CEBRI
A professora Monica Herz recebeu, no dia 27 de abril, o título de Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).
Herz é professora associada e vice-decana do Centro de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem doutorado pela The London School of Economics and Political Science – LSE e publicou três livros: “Organizações Internacionais: histórias e práticas” (coautoras Andréa Ribeiro Hoffman e Jana Tabak), “Ecuador vs. Peru: Peacemaking Amid Rivalry” (coautor, João Pontes Nogueira) e “Global Governance Away From the Media”. Também publicou diversos artigos e capítulos de livros sobre segurança latino-americana, governança regional e internacional e a inserção internacional do Brasil
Aspectos políticos, sociais e culturais da Primeira Guerra Mundial, com Márcio Scalercio
O professor do IRI Márcio Scalercio ministrará o curso “Os Campos dos Cravos Vermelhos: Aspectos políticos, sociais e culturais da Primeira Guerra Mundial“ na Casa do Saber Rio em maio.
O curso busca sair da narrativa das campanhas e das batalhas, centrando sua análise nos panoramas políticos e sociais vividos durante o conflito. As motivações das lideranças políticas e as alterações de seus propósitos de acordo com a dinâmica do andamento da guerra.
Confira a ementa completa e a programação das aulas. É necessário realizar inscrição para participar.
IRI se consolida como importante referência na área da Cooperação Sul-Sul no Brasil
A professora do IRI Isabel Rocha de Siqueira participou do BAPA+40, em Buenos Aires, em evento organizado em parceria com o UNOSSC, sobre Cooperação Sul-Sul para Paz e Desenvovlvimento. Ela é autora do relatório comissionado pela UNOSSC, “The Case for South-South Cooperation on Peace and Development”.
Em abril, Isabel também participou do Expert Group Meeting on SDG 17 in preparation for High-level Political Forum 2019: “Harnessing the Means of Implementation through Multi-Stakeholder Partnerships to Build Inclusive and Equitable Societies”, que mobilizou discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em torno do tema “Empoderar pessoas e garantir inclusão e igualdade”. Na ocasião, falou das possibilidades de parcerias inclusivas para a implementação da Agenda 2030, com foco em cooperação sul-sul como um exemplo dessas parcerias, em termos tanto de atores diversos, como de temas, valorizando conhecimento do Sul. Também falou da interseção entre paz e desenvolvimento como um gap onde a ONU poderia investir para parcerias.
As participações da professora e o estudo por ela desenvolvido posiciona o Instituto de Relações Internacionais como importante referência na área da Cooperação Sul-Sul no Brasil, principalmente pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito do BRICS Policy Center, think tank viculado ao Instituto.
Confira a entrevista de Renata Ratton à professora Isabel Rocha de Siqueira.
Confira o resumo da publicação “The Case for South-South Cooperation on Peace and Development“, por Isabel Rocha de Siqueira
Na iminência da conferência BAPA + 40, a Cooperação Sul-Sul (CSS) enfrenta um mundo político muito diferente daquele de sua primeira Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul, realizada em 1978. Embora não tenha havido menção de paz naquele primeiro plano de ação, a Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovada em 2015, torna a paz e o desenvolvimento (P&D) intrinsecamente conectados. Com estimativas de que até 2030 – o mesmo prazo estabelecido para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – mais da metade da população mundial estará vivendo em países afetados por altos níveis de violência, sendo a maioria destes localizados no Sul Global, abre-se uma janela de oportunidade para os países do Sul avançarem uma agenda para P&D. Mais importante ainda, quando tomamos nota das contribuições positivas da CSS nas décadas passadas, este documento mostra que a CSS em P&D já ocorre há tempos, e há muito a ser conhecido sobre tais iniciativas, especialmente se os países do Sul forem aproveitar este impulso político.
Este documento realiza dois movimentos e faz dois argumentos gerais e relacionados: mobilizamos os casos existentes de CSS em P&D e sugerimos que esse valioso conhecimento precisa ser acessível e sistematizado, para que a CSS possa ser mais bem equipada para enfrentar os desafios de P&D que estão agora no centro da agenda política internacional. Além disso, este documento analisa as noções de paz e sustentabilidade da paz (sustaining peace); P&D e as posições de alguns países e organizações do Sul em relação a essas noções; e o ODS16 sobre sociedades pacíficas, justas e inclusivas. Com isso, este trabalho identifica uma oportunidade e um risco: o documento sugere que não apenas a CSS pode contribuir para a P&D, mas, mais importante, que a CSS pode fazê-lo à sua maneira.
IRI/PUC-Rio oferece Curso Cápsula com Sankaran Krishna
O IRI/PUC-Rio tem o prazer de anunciar o Curso Cápsula “Doing Post-colonial IR”, que será ministrado pelo professor visitante Sankaran Krishna (University of Hawaii) e acontecerá nos dias 24 e 29 de abril, na Sala do prédio IAG – I-012, PUC-Rio.
O curso será ministrado em inglês e não haverá tradução simultânea.
Haverá emissão de certificado para atividades complementares.
Doing Postcolonial IR:
In recent decades, mainstream International Relations has been substantively transformed by scholars critical of its Eurocentrism, its racism, its economism, and its various other myopias. Important among these critical perspectives is that of postcolonialism – the belief that we cannot understand the contemporary world without putting the fact of colonial conquest, imperialism, genocide and economic plunder of the third world under global capitalism at center stage. Postcolonialism begins from the view that the discovery of the new world in 1492 by Christopher Columbus inaugurated a decisively new epoch in the history of the world- and the ramifications of that event are still unfolding. That is, postcolonial IR defines the “post” in postcolonial not as “after the end” of colonialism but rather as “after the advent of colonialism” – a colonialism that is still ongoing and that has by no means ended. This brief undergraduate course will offer a theoretical overview of such a postcolonial standpoint on global politics or international relations– and look at two examples of how one actually does postcolonial IR.
Os Cursos Cápsula têm como objetivo aproximar os professores que dão aula na pós-graduação aos alunos da graduação, bem como expor estes últimos às agendas de pesquisa mais atuais da disciplina. No segundo semestre de 2018, organizamos pela primeira vez os Cursos Cápsula, Visual Global Security e Geopolitics and its Critics, com dois professores do quadro permanente do departamento – Anna Leander e Stefano Guzzini, respectivamente.
Natália Teixeira recebe menção honrosa do Prêmio Bruno Guerra Carneiro Leão
Natália Teixeira dos Santos, aluna da graduação do IRI/PUC-Rio, recebeu uma menção honrosa da banca avaliadora do Prêmio Bruno Guerra Carneiro Leão de Monografias em Direito do Comércio Internacional com sua monografia “O contencioso do algodão entre Brasil e Estados Unidos: análise e desdobramentos para a democratização do Sistema Multilateral de Comércio”. Seu trabalho teve como objetivo analisar DS267 (“Contencioso do Algodão entre Brasil e Estados Unidos”) e os seus desdobramentos para a democratização do sistema multilateral de comércio.
A monografia visa a analisar o caso DS267 (“Contencioso do Algodão entre Brasil e Estados Unidos”) e os seus desdobramentos para a democratização do sistema multilateral de comércio. A partir da percepção de que o Brasil conseguiu desafiar a então maior potência do sistema internacional (Estados Unidos) na Organização Mundial do Comércio (OMC), obtendo uma vitória jurídica, comercial e política, é proposta uma discussão sobre o significado dessa vitória para os países em desenvolvimento e sobre a maior possibilidade de democratização do Sistema Multilateral de Comércio (SMC) trazida pelo Sistema de Solução de Controvérsias.
Anna Leander ganha prêmio na International Students Association (ISA)
A professora Anna Leander ganhou o prêmio de Distinguished Scholar Award ‘Transversal Acts’ to honour interdisciplinary work across International Relations, Science and Technology Studies, and the Arts na seção de Ciência, Tecnologia e Arte nas Relações Internacionais. A premiação aconteceu na International Studies Association (ISA), realizada em março de 2019.
A seção Science, Technology, and Art in International Relations reconhece que ciência, tecnologia e arte estão no centro da política global e por isso cria um espaço para as Relações Internacionais como disciplina e campo para engajar esses assuntos através de conversas produtivas de pesquisa intelectual com subseções existentes, bem como outras disciplinas.
Oportunidade de Programa de Pesquisa Voluntária no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Oportunidade para alunos(as) do IRI/PUC-Rio:
Programa de Pesquisa Voluntária no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB)
O CCOPAB está selecionando um(a) pesquisador(a) voluntário(a) para atuar na Divisão de Ensino Integrado. As principais atribuições são:
(1) Pesquisa na área de Operações de Paz;
(2) Apoio no planejamento das atividades de ensino do CCOPAB;
(3) Apoio na confecção de relatórios;
(4) Apoio na confecção de material didático;
(5) Apoio nas atividades de ensino.
Local de Trabalho: Deodoro – Rio de Janeiro.
Período de Trabalho: 6 meses (renovável por mais seis meses).
Requisitos: Estar entre o quarto e sétimo período. Ter disponibilidade semanal de 4:00-5:00 horas para trabalhar na sede do CCOPAB. Inglês fluente-avançado. Espanhol e Francês (desejado). Conhecimentos de Informática e do sistema das Nações Unidas.
Benefícios: Alimentação (a combinar).
Para se candidatar o(a) pesquisador(a) deverá enviar o currículo e o histórico escolar para ricardo-oliveira@puc-rio.br até sexta-feira, dia 29 de março, às 17:00 horas. O título deve conter o seguinte assunto: Programa de Pesquisa Voluntária CCOPAB. Os alunos serão convocados para uma entrevista na segunda-feira, dia 01 de abril, entre 15:00-17:00. O resultado será divulgado na terça-feira, dia 02 de abril.
Stefano Guzzini é o novo co-editor da revista International Theory
O professor Stefano Guzzini (IRI/PUC-Rio) passou a ser, desde o dia primeiro de março de 2019, co-editor da revista International Theory.
A International Theory (IT) é uma revista que tem como objetivo mais amplo promover a comunicação e o envolvimento em tradições teóricas e disciplinares. A IT valoriza a capacidade dos contribuidores de atingir o público mais amplo possível, tanto nas questões abordadas quanto na acessibilidade a outras abordagens. Isso pode ser feito através do engajamento de problemas que só podem ser compreendidos pela combinação de múltiplos discursos disciplinares, como design institucional ou ética prática; ou abordando fenômenos que têm amplas ramificações, como processos civilizadores na política mundial ou a evolução das normas ambientais. A IT também está aberta a trabalhos que permanecem dentro de uma tradição acadêmica, embora nesse caso os autores devam deixar claro o horizonte de seus argumentos em relação a outras abordagens teóricas.