Hoje, dia 25 de novembro, foi divulgada a 1ª convocação à matrícula do Vestibular PUC-Rio 2026, e o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio parabeniza todos os aprovados, em especial os futuros alunos do IRI.
Nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 15h, na Sala F402, receberemos os estudantes habilitados à matrícula na primeira convocação. O encontro contará com as boas-vindas do Diretor, Prof. Kai Michael Kenkel, e do Coordenador de Graduação, Prof. Ricardo Oliveira.
O IRI deseja a todos um excelente início de trajetória acadêmica.
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio dá as boas-vindas ao Professor Kai Michael Kenkel, que assume a Direção do Departamento após ser nomeado pelo Reitor da Universidade, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.
Estamos confiantes de que sua trajetória acadêmica e visão estratégica contribuirão para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam ao Instituto nos próximos anos.
Registramos também nossa profunda gratidão à Professora Isabel Rocha de Siqueira, cuja gestão foi marcada por competência, compromisso e sensibilidade. Seu trabalho incansável foi fundamental para consolidar a excelência que caracteriza o IRI.
As professoras do IRI/PUC-Rio, Andrea Ribeiro Hoffmann e Paula Sandrin participaram da Conferência Internacional “Trade, Investment, Finance and Sustainable Development in EU-LAC Relations”, realizada na Universidade Nacional de Rosario, na Argentina.
O evento reuniu diversos especialistas da Europa e da América Latina para analisar como os vínculos EU–LAC estão se reconfigurando diante das transformações globais e fortalecer o diálogo entre academia e tomadores de decisão.
A Conferência foi promovida pela EU–Latin America Academic Synergies (EULAS), uma Rede Jean Monnet dedicada à promoção da pesquisa, inovação e colaboração entre a Europa, a América Latina e o Caribe da qual a PUC-Rio faz parte.
O Doutorando do IRI/PUC-Rio, Jéser Abílio de Souza foi contemplado com o Prêmio Mônica de Menezes Campos na Categoria título de Mestrado ou Doutorado como melhor artigo escrito por pesquisador negro na área de Política Externa e Relações Internacionais, com o trabalho intitulado: “A trajetória da política externa e diplomacia do Brasil na Primeira Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024)”.
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio deseja os Parabéns pela conquista!
O Instituto de Relações Internacionais convida para o Workshop “Reflections on COP30 – Climate, Health, and Regional Resilience through the Water–Food–Human (Health) Security Nexus”, organizado pela Profª. Andrea Ribeiro Hoffmann e Nidhi Nagabhatla, Senior Research Fellow e Coordenadora do programa Nature, Climate and Health da United Nations University (UNU-CRIS).
O evento tem como objetivo trazer importantes reflexões sobre os desafios e oportunidades frente a COP30, realizada em Belém, conectando clima, saúde e resiliência regional por meio do nexus água–alimento–saúde. Será uma oportunidade de diálogo sobre sustentabilidade, sistemas socioambientais e ciência para políticas públicas.
Participe! Inscreva-se através do link abaixo.
O novo currículo do Curso de Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio reflete o compromisso da instituição com a inovação acadêmica e a excelência na formação de seus estudantes.
A nova estrutura introduz percursos de ênfase que fortalecem a formação acadêmica e ampliam as possibilidades de atuação profissional dos alunos.
As mudanças reforçam uma formação crítica, interdisciplinar e alinhada às demandas contemporâneas.
O estudo foi conduzido pelos mestrandos do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e analisou o impacto dos investimentos e empréstimos chineses no Brasil e na Venezuela durante o período da “Onda Rosa”. A pesquisa, investigou como esse fluxo de capital moldou as trajetórias de desenvolvimento nacional naquele contexto. O trabalho conclui que o destino e o tipo de acordos firmados com a China consolidaram um modelo de “neoextrativização produtiva” em ambos os países. Os pesquisadores argumentam que se formou uma aliança transnacional entre os Estados, que buscavam um binômio desenvolvimentista-neoextrativista, e o capital chinês. Essa parceria, segundo o estudo, não apenas manteve, mas aprofundou a dependência na exportação de commodities, radicalizando o modelo neoextrativista na região.
A publicação está disponível para a leitura.
No dia 11 de novembro, foi realizado o último dia do Seminário de Graduação do IRI/PUC-Rio, com o tema “Armas Nucleares e Sistema Monetário-Financeiro”. A mesa contou com a participação do professor Ernani Teixeira Torres Filho (IE/UFRJ), professora Layla Ibrahim Abdallah Dawood (UERJ), professor Carlo Patti (Universidade de Pádua) e do especialista Nycolas Candido da Silva Lau (Plataforma Cipó), sob mediação do coordenador do curso de Relações Internacionais, Ricardo Oliveira.
A mesa iniciou-se com a explicação do sistema de Bretton Woods e o papel dos Estados Unidos como potência hegemônica no pós-Segunda Guerra Mundial, consolidando sua influência financeira global. Ademais, foi destacada a questão do financiamento climático, utilizada como exemplo das insuficiências do atual modelo de governança financeira internacional.
Por fim, os especialistas reconstituíram a trajetória do uso das armas nucleares, ressaltando marcos históricos como os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, cujas consequências impulsionaram a criação do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e como esses episódios continuam a influenciar a política internacional perante os atuais conflitos presentes no cenário internacional.
📲 A gravação do último dia do seminário está disponível no YouTube do Instituto.
Neste ano, implementamos uma grade curricular que expande a excelência e tradição do IRI/PUC-Rio no ensino, pesquisa e extensão das RIs no Brasil!
No dia 10 de novembro, foi realizado o quarto dia do Seminário de Graduação do IRI/PUC-Rio, cuja mesa teve como tema “Multilateralismo e Direitos Humanos”. O debate contou com a participação da professora Andreia Hoffmann (IRI/PUC-Rio), de Eduarda Passarell Hamann (ECEME/REBRAPAZ) e do professor Renato Lessa (JUR/PUC-Rio), sob mediação do coordenador do curso de Relações Internacionais, Ricardo Oliveira.
A discussão explorou a estrutura e o funcionamento do Conselho de Segurança da ONU, com destaque para o uso do poder de veto e as possibilidades de reforma institucional diante dos desafios do cenário internacional contemporâneo. Os palestrantes enfatizaram que o multilateralismo vive um momento de crise, em meio à ascensão e internacionalização da extrema direita, que recupera valores e discursos semelhantes aos que antecederam a criação da ONU há 80 anos, após os horrores da Segunda Guerra Mundial, do nazismo e do fascismo.
Por fim, ressaltou-se o papel da juventude na construção de respostas a esse contexto, destacando a urgência de superar a inação e de atuar ativamente na defesa dos princípios democráticos e dos direitos humanos.
📲 A gravação do penúltimo dia do seminário está disponível no YouTube do Instituto.