O IRI celebra a contemplação do projeto de extensão “Justiça climática e incidência em políticas públicas internacionais: divulgação científica, juventude e participação cidadã” em edital do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) da PUC-Rio.
O projeto foi submetido pelas professoras Luisa Lobato e Victoria Santos, contando ainda em sua equipe com as professoras Isabel Rocha de Siqueira e Maureen Santos; a egressa Tatiana Castelo Branco, como funcionária da Prefeitura do Rio de Janeiro; e Marcele Oliveira, do Instituto PerifaLab.
O projeto propõe contribuir para a construção de uma cidade mais justa e sustentável com base nos pilares da democratização do acesso à informação climática, da educação ambiental e da promoção da cidadania. Seu principal eixo é a troca de saberes entre lideranças periféricas e a comunidade universitária da PUC-Rio para a disseminação de conhecimento e construção de capacidades visando promover participação cidadã na formulação de políticas públicas internacionais que permitam pensar soluções para os desafios socioambientais da cidade.
Através da colaboração entre o Instituto de Relações Internacionais, o Laboratório de Humanidades Digitais, a Plataforma Socioambiental, do programa Jovens Negociadores do Clima (JNC), serão realizadas oficinas de elaboração de podcasts sobre a agenda climática, em preparação para as discussões da Reunião do G20 no Rio em 2024 e da COP 30 em Belém do Pará em 2025.
O projeto terá início em 2024.2 e será concluído em meados de 2025 e representa mais um esforço muito bem vindo no sentido das práticas extensionistas pelo IRI.