“Integração Regional e Segurança na América Latina” foi o tema da segunda série de Seminários da Graduação de 2017.1 do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio). O evento, coordenado pelas professoras Andrea Hoffmann, Monica Herz e Claudia Fuentes (IRI/PUC-Rio), foi realizado nos dias 29 e 30 de maio, e composto de três painéis que reuniram diversos especialistas para debater sobre o assunto.
No primeiro painel, mediado pela professora Andrea Hoffmann e intitulado “Identidade e Normas na América Latina”, Esteban Vernick, do Instituto Gino Germani/UBA, e Miriam Saraiva, professora da Uerj, discutiram o conceito de região na América Latina a partir de uma perspectiva interdisciplinar, incluindo reflexões sobre a história, relações sociais, práticas, normas e instituições regionais. Eles abordaram a questão das identidades individuais e coletivas, questionaram a multiplicidade de pertencimentos, explicaram sobre regionalismo e seus fundamentos, além de discutir o grau de integração entre os Estados.
“Segurança na América Latina” foi o tema do segundo painel com Antonio Jorge Ramalho, UnB, Paulo Pereira, PUC-SP, Rafael Villa, USP, Rut Diamint, Universidade Torcuato di Tella, e moderação da professora Monica Herz. Eles debateram os dilemas para o controle da região, o crime organizado e seus números e índices, e a visão dos países quando à segurança.
“Resolução de Conflitos na América Latina” – terceiro painel – discutiu o papel da União de Nações Sul-Americanas – UNASUL na facilitação de um diálogo político na Venezuela e o caso da Colômbia e a ausência regional na resolução de conflito. Participaram dessa mesa Arlene B. Tickner, Universidade dl Rosario, Colômbia, Arturo C. Sotomayor, University of Texas, Cécile Mouly, FLACSO, e a professa Claudia Fuentes como mediadora.
A discussão incitada pelos seminários contribuiu para pensarmos o papel das regiões para o posicionamento do Estado e da sociedade brasileira na nova Ordem Global do século XXI.
Se você não pôde participar, acesse aqui a playlisyt do evento no YouTube.
Se preferir ouvir apenas os áudios, clique aqui.