Mediating Protection? The UN Community Liaison Assistants and the Politics of Translation

Compartilhar

A dissertação Victória Motta Lamare França, defendida no IRI em 2023, sob orientação da professora Maíra Siman, e co-orientação do professor Roberto Yamato, recebeu o prêmio de Melhor Dissertação no 12º Concurso Nacional ABRI de Dissertações e Teses Universitárias em Relações Internacionais, “Prêmio Professor Marcos Costa Lima”.

A dissertação intitulada Mediating Protection? The UN Community Liaison Assistants and the Politics of Translation foi publicada em inglês em 2024 pela editora Palgrave, na coleção Global Polítical Sociology:

O trabalho premiado analisa como a Organização das Nações Unidas (ONU) tenta estabilizar e justificar um significado ambivalente de proteção e seus papéis sociopolíticos na agenda de Proteção de Civis (PoC). A pesquisa toma os Assistentes de Ligação Comunitária (CLAs) como um prisma analítico para refletir sobre a instrumentalização da língua e da cultura nas operações de paz da ONU.

A partir de uma abordagem pós-estruturalista e pós-colonial, a pesquisa promove diálogos com os Estudos de Tradução e Interpretação ao explorar o caráter político da tradução para as Relações Internacionais ao mesmo tempo que se aprofunda em um ator geralmente negligenciado na doutrina da ONU e nos Estudos de Operações de Paz.

Tags

PazSegurança