Modernity at Risk: Complex Emergencies, Humanitarianism, Sovereignty

Compartilhar

Por Carlos Frederico Gama

O livro nasceu, sem que soubéssemos, a partir de diferentes pontos de nossas pesquisas. Minha pesquisa de mestrado enfocou as operações de paz da ONU no pós-Guerra Fria e a pesquisa de Jana Tabak, no mestrado, enfocava crianças-soldado. Começamos a trabalhar juntos quando fizemos a matéria Operações de Paz do prof. Kai Kenkel no 1º semestre de 2008. Além da amizade, do interesse nas operações de paz e de adotarmos uma postura crítica, dividíamos a mesma orientadora – a Profa. Mônica Herz.

Em 2009 Jana defendeu sua dissertação de Mestrado no IRI e apresentei dois trabalhos em conferências sobre operações de paz (ISA) e emergências complexas (ABRI-ISA). Nos reencontramos na primeira versão do programa TEPP no 2º semestre de 2010 (Jana tinha começado seu doutorado no IRI). O TEPP nessa época enfocou questões humanitárias a partir de diversas perspectivas críticas. Juntamente com a equipe do TEPP, debatemos vários dos autores que utilizamos no livro.

Em agosto de 2010, decidimos apresentar nosso primeiro artigo conjunto para a ISA 2011 abordando o humanitarismo como mecanismo moderno de ordenamento do sistema internacional a partir de noções de risco e emergência (centrais na feitura da minha tese de doutorado). A primeira versão do livro – o artigo “After-Math: the Rearticulation of Modernity, from Subjects to Rights to Subjects from Rights” – foi apresentado com sucesso na ISA 2011 em Montreal, Canadá. A partir dos debates da ISA incorporamos o tema das emergências complexas trabalhando-as, juntamente com o humanitarismo, como modalidades de ordenamento internacional modernos.

Defendi minha tese de doutorado no IRI em 2011, pouco após Jana ser incorporada ao projeto HASOW. Nesse ínterim nosso artigo (já renomeado “Protecting Modernity Under Risk – Complex Emergencies and Humanitarianism as Sovereign Puzzles”) foi apresentado na WISC 2011 (Agosto) em Porto, Portugal. Jana passou um período no começo de 2012 nos Estados Unidos via bolsa-sanduíche. Meses em seguida, nosso artigo foi apresentado na BISA 2012 (Junho), em Edimburgo, Escócia.

Na BISA, entre acalorados comentários e interesse por parte de humanitários e acadêmicos, um representante da Lambert Publishing me contatou e nos propôs a publicação do artigo em formato paperback na Europa. A revisão do conteúdo foi finalizada nos meses após a BISA.

Nosso livro – “Modernity at Risk: Complex Emergencies, Humanitarianism, Sovereignty” foi lançado no dia 2 de Dezembro de 2012 e se encontra à venda na Amazon.com.

Tags

HumanitarismoInfânciaOperações de PazSoberania