Políticas Externas Feministas em Perspectiva: Tendências e Debates

Compartilhar

É com muito orgulho que a Diretoria da Associação de Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB) apresenta o primeiro produto elaborado pelo Observatório de Política Externa Feminista Inclusiva (OPEFI), intitulado “Políticas Externas Feministas em Perspectiva: Tendências e Debates”.

O documento, alicerçado na robustez acadêmica das pesquisadoras que lideram o projeto – Bruna Soares de Aguiar, Paula Drumond e Tamya Rebelo, a quem agradecemos o trabalho e a disposição de se engajarem em tão ousada iniciativa, estabece as bases conceituais iniciais para que seja possível avançar no entendimento sobre “política externa feminista” e as possíveis contribuições do Brasil para essa agenda.

A elaboração desse primeiro documento contou também com o apoio do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ). Essa parceria materializa uma das premissas da atuação da AMDB, que é buscar engajar múltiplos atores e instituições interessadas nos diversos projetos de promoção da paridade de gênero.