O livro “Sociologia Política Internacional & Pensamento Crítico nas Relações Internacionais”, organizado pelos professores João Pontes Nogueira e Roberto Vilchez Yamato, foi lançado e já está disponível para download. Esta coletânea é o primeiro volume, editado no Brasil, dedicado à apresentação da Sociologia Política Internacional como um dos campos de conhecimento da disciplina de Relações Internacionais (RI).
O livro vem suprir uma lacuna importante de textos em língua portuguesa sobre a contribuição da Sociologia Política Internacional para o pensamento crítico em RI.
Apesar deste vazio na produção acadêmica local, o campo esteve presente no Brasil, sob diferentes formas, desde o final da primeira década do milênio. Na verdade, este livro é resultado de uma série de iniciativas que vêm se desenvolvendo ao longo deste período, dentre as quais se destaca a realização da Escola de Inverno de Sociologia Política Internacional (International Political Sociology (IPS) Winter School, em inglês), que tem lugar anualmente na PUC-Rio desde 2015 e que representa, ainda hoje, a única instância acadêmica existente no país – e no exterior – exclusivamente dedicada à formação básica regular de estudantes de pós-graduação e jovens acadêmicos em sociologia política internacional. Da mesma forma, podemos verificar a presença e circulação internacional de acadêmicos e estudantes de pós-graduação brasileiros em eventos e publicações de Sociologia Política Internacional, pelo menos, desde a criação da revista IPS em 2006.