Fluxos transnacionais de armas na América Latina: tendências e desafios

Compartilhar
28 Ago

Como armas leves e de pequeno calibre circulam através das fronteiras da América Latina e de seus territórios, e quais são os desafios ao controle desses fluxos? No dia 28 de agosto, das 10h às 16h, o IRI/PUC-Rio reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir as tendências e desafios contemporâneos ligados aos fluxos de armas na América Latina.

Serão discutidas questões relacionadas à circulação, ao controle e aos efeitos de fuzis em processos sociais amplos que permitem a modulação e reprodução da violência. Especialistas no tema se reunião em duas mesas redondas para debater as atuais dinâmicas de circulação de armas e como essas dinâmicas alimentam e transformam a violência armada na região, além dos desafios à produção e análise de dados sobre tais fluxos e seu controle.

O seminário “Fluxos transnacionais de armas na América Latina: tendências e desafios” será realizado no dia 28 de agosto, entre 10-16h, em formato híbrido – no Auditório do IRI2 (R. Marquês de São Vicente, 232 – Gávea) e via Zoom.

O evento é realizado pelo IRI/PUC-Rio em colaboração com o Centre on Conflict, Development & Peacebuilding (CCDP/IHEID) e o Small Arms Survey, contando com o apoio da FAPERJ e da Swiss Network for International Studies (SNIS).

As mesas redondas serão realizadas em inglês, oferecendo interpretação simultânea para o português via Zoom. Para participação em formato virtual, será necessário realizar inscrição prévia pelo link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_PwOsNr51QSKk-nkjCVW-pA

Confira abaixo a programação:

10h-12h – Armas leves e transformações da violência armada contemporânea
Debatedora: Monica Herz (IRI/PUC-Rio)

Palestrantes:
Keith Krause (CCDP/IHEID)
Carina Solmirano (ATT Monitor)
Monica Herz (IRI/PUC-Rio)

14h-16h – Armas leves na América Latina: rastreando fluxos, mapeando normas
Debatedora: Monica Herz (IRI/PUC-Rio)

Palestrantes:
Adam Baird (UNIDIR);
Bruno Langeani (Sou da Paz);
Gianluca Boo (Small Arms Survey);
Ignacio Cano (LAV/UERJ e UNAM);
Jorge Restrepo (CERAC / Javeriana).