LabMet/IRI PUC-Rio anuncia sua agenda para o 1º semestre de 2024

Compartilhar

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas.

Neste semestre serão oferecidas: uma oficina (6h) e um minicurso de Metodologia (9h).

Nos dias 03 e 10 de maio, das 19h às 22h, ofereceremos a Oficina de Estudos de Caso, que será conduzida pela Profª. Drª. Marcella Araújo (UFRJ & IESP – UERJ). Vamos refletir sobre a pertinência dos estudos de caso nos desenhos de pesquisa, os critérios de seleção dos casos a serem analisados e os procedimentos metodológicos básicos. Exploraremos estudos de caso representativos e estudos de caso excepcionais e os diferenciaremos da investigação etnográfica. A atividade será online via Zoom.

Nos dias 03, 04 e 05 de junho, das 9h às 12h, será oferecido o Minicurso Histórias de vida na contemporaneidade. Pistas para adiar o fim do mundo, pela Profª. Drª. Lúcia Ozório (Laboratório Experice, Universidades Paris 8 e Paris 13-Nord). História de vida e transição paradigmática. Esteio de uma pesquisa biográfica: a implicação. A tradição oral e a história oral. A importância da experiência. História e escrita. História de vida como «trabalho vivo » e a produção de novas subjetividades. Contribuições para uma discussão sobre a memória. Narração como forma privilegiada de memória e noções correlatas: Momento; Relação mimética. Comum. História de vida, um sincronisador de diversas temporalidades. A hermenêutica como prática. Modalidades biográficas: Etnografia; História de vida em formação; Exercícios de atrevivência e de escrevivência; Papo de Roda – histórias orais de vida em comum. Estratégias para coleta de lembranças na biografia; o momento biográfico. Outras fontes documentais para a pesquisa? Quais os limites da elaboração das histórias de vida? A atividade será presencial, no campus da PUC-Rio.

O LabMet não ofertará as 24h de cursos e oficinas necessárias para completar a carga horária de metodologia em um único semestre. Assim, recomendamos que não deixem para o terceiro semestre de curso o cumprimento de todas as atividades, e que completem a carga horária gradativamente.

Aproveitamos e recomendamos que chequem as publicações do LabMet. O Breve Guia sobre Ética em Pesquisa: Parâmetros Éticos em Pesquisa e Submissão junto à Câmara e Ética em Pesquisa da PUC-Rio e o Guia de Pesquisa na Quarentena são dois instrumentos que buscam sanar dúvidas e qualificar o processo de pesquisa e aprendizagem.

Esperamos vocês! 

Tags

Metodologia