Curso: Refúgio e populações refugiadas: olhares múltiplos

“O que é refúgio? Quem são e onde estão os refugiados? Quais leis, normas e tratados regulam sua mobilidade e seus direitos e deveres nos planos nacional, regional e internacional? Quais os desafios da sua integração nos lugares de refúgio? Como contextos de violência extrema, medo, exclusão e desterritorialização os afetam? Quais os efeitos das experiências destes traumas? Como escutá-las e falar delas? Como narrá-las? Como respondem a estas questões as organizações internacionais, nacionais, locais e os movimentos sociais?”.

A disciplina interdepartamental de Pós-graduação “Refúgio e populações refugiadas: olhares múltiplos“, liderada pelo Instituto de Relações Internacionais e pelos Departamentos de DireitoPsicologiaLetras e Serviço Social, convida os alunos para uma reflexão em torno dessas e outras perguntas. 

A disciplina faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sergio Vieira de Melo (CSVM) na PUC-Rio. A CSVM foi criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) a fim de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, e promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O projeto opera em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Alun@s interessad@s devem se matricular em um dos códigos abaixo, conforme procedimentos e calendário de matrícula da DAR/PUC. O período de inscrição nas disciplinas será do dia 15 ao dia 19 de janeiro.

IRI 2420 – Tópicos Especiais em Globalização, Governança e Desenvolvimento III 

JUR 2532 – Tópico Especial em Direitos Humanos (turma 2HA) 

PSI 2106 – Imaginário sócio-histórico e modos de subjetivação 

LET 2523 – Tópicos Avançados em Teorias e Críticas Contemporâneas II 

LET 2466 – Tópicos em Estudos da Linguagem e suas interfaces 

SER 2129 – Tópicos especiais de Conteúdo Variável

Alun@s que queiram aproveitar os créditos como eletiva dentro dos seus cursos de graduação devem escolher o código referente ao seu departamento de origem. Para eletivas de fora, escolher os códigos de outros departamentos.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail catedrarefugio.pucrio@gmail.com

Siga a página do projeto no Facebook @refugiandopucrio.

Foto usada na arte: Warren Richardson

Towards a World without Nuclear Weapons: Challenges and Perspectives

Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) promoveu, em 7 e 8 de dezembro, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG) o seminário internacional “Towards a World without Nuclear Weapons: Challenges and Perspectives”, no Palácio Itamaraty, Brasília.

O evento abordou diversos pontos da discussão a respeito do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) para o regime de não-proliferação e desarmamento nucleares baseado no TNP, o Controle de Materiais Nucleares e a ABACC, e o regime de verificação da Agência Internacional de Energia Atômica. A professor do IRI Monica Herz participou do painel “The NPT – the 2020 Review Conference and beyond”.

Confira a nota publicada no site da FUNAG.

Professores do IRI participam de seminário internacional sobre os 13 anos do Brasil na MINUSTAH

Nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizado o Seminário Internacional “13 anos do Brasil na MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas“. Promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha do Brasil, com a colaboração do Global South Unit for Mediation (GSUM) e parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o evento marcou o encerramento da Missão de Paz no Haiti e teve por propósito analisar a participação brasileira na MINUSTAH, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.

O seminário contou com a participação dos professores do IRI Ricardo OliveiraMaira SimanConor Foley e Kai Kenkel. O professor Ricardo participou do terceiro painel intitulado “A MINUSTAH e os desafios humanitários”. A professora Maira Siman e os professores Conor Foley e Kai Kenkel participaram do quarto painel “A MINUSTAH e a questão do uso da força”.

Professor Jimmy Casas Klausen participará de seminário na Universidade de São Paulo

No dia 30 de novembroàs 17h30, na Universidade de São Paulo, o professor Jimmy Casas Klausen participará do seminário “So-called ‘uncontacted tribes’ and the Ends of Man” que faz parte de um conjunto de seminários promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas da USP.

Os seminários objetivam estreitar laços com pesquisadores nacionais e internacionais e constituem uma das principais atividades de formação dos alunos de Mestrado e Doutorado em Ciência Política da USP. Os seminários se destinam à produção de ponta no interior das áreas de Instituições Políticas, Teoria Política, Relações Internacionais e Políticas Públicas. Buscamos com essa programação tornar mais viva a dinâmica acadêmica, envolvendo efetivamente alunos e pesquisadores no debate de conceitos, métodos e resultados de pesquisa, num trabalho coletivo de 2017 aperfeiçoamento da própria Ciência Política.

“So-called ‘uncontacted tribes’ and the Ends of Man” será transmitido ao vivo pela IPTV-USP. Você pode acompanhar aqui.

Alunos do IRI recebem o Bolsa Mitsubishi

Em 27 de novembro, Natália Teixeira e Pedro Paulo da Silva, alunos do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio, foram oficialmente contemplados com a Bolsa Mitsubishi para o período de vigência 2017/2018. Por meio de uma parceria firmada com o IRI PUC-Rio, há quatro anos a Mitsubishi condecora os melhores alunos do Instituto com bolsas com um ano de duração.

A Bolsa busca proporcionar aos alunos a oportunidade de aproveitar a trajetória de uma formação educacional de excelência. Para a professora e coordenadora da graduação, Manuela Trindade Viana, o valor da bolsa é inestimável, tendo em vista que oferece a oportunidade de que “nossos alunos podem mergulhar na gama de atividades que oferecemos à Graduação com uma preocupação a menos em mente”.

Judith Butler e Wendy Brown participam de seminário interno no BRICS Policy Center

Na última segunda-feira, 13 de novembro, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio teve a honra de receber as professoras Judith Butler e Wendy Brown, ambas da University of California – Berkeley, em um seminário interno com participação dos professores, doutorandos, e mestrandos do instituto e pesquisadores do BRICS Policy Center. Elas estavam de passagem pelo Brasil para participar do seminário internacional “Os Fins da Democracia“, realizado no início de novembro,no Sesc Pompeia, em São Paulo.

Com mediação do professor Jimmy Casas Klausen, Wendy Brown organizou sua apresentação sobre liberdade e a guerra no “social” na política autoritária do século XXI (Freedom and the War on the ‘Social’ in Twenty-First Century Authoritarian Politics). Ela desenvolveu questões sobre o que produziu a nova fusão entre liberdade, nacionalismo e autoritarismo que ganha forma na Europa Atlântica e sobre qual é a contribuição de quatro décadas de neoliberalismo para a construção de regimes políticos plutocráticos enraizados em um sentimento popular neofacista, justamente o pesadelo que os intelectuais originais do neoliberalismo buscavam evitar. Trata-se de um trabalho em andamento da prof. Brown, também apresentado em forma mais curta no seminário internacional do Sesc.

Já Judith Butler buscou analisar a ideia de populações vulneráveis e criticou a tendência de naturalizar ou essencializar o entendimento sobre a “vulnerabilidade”, como um atributo das pessoas ao invés de procurar entendê-la como uma relação social e, principalmente, função de nossos laços sociais formativos e transformadores. Entendida assim, vulnerabilidade torna-se uma possibilidade para agência e ação política.  Sua pesquisa aborda, além das questões de gênero e sexualidade, a teoria crítica, literatura comparada, filosofia continental do século 19 e 20, pensamento social e político, filosofia e literatura.

Ambas as professoras estão situadas no campo dos estudos críticos das Relações Internacionais (RI) e da Ciência Política, ao inaugurar debates teóricos que tiram do eixo central dessas disciplinas as noções como a de Estado Nação, do pensamento econômico neoliberal e do ‘self made man‘.  As duas apresentações juntas ajudam pesquisadores de RI entender novas configurações de dominação e novas articulações de resistência em uma topografia de poder global em mudança. A atividade com Brown e Butler não só se relaciona ativamente com a pesquisa desenvolvida por professores e professoras do IRI/PUC-Rio, como faz parte de um compromisso ético do Instituto na busca da promoção do debate crítico em temas fundamentais para uma transformação social justa e igualitária.

O seminário foi realizado na sede do BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro.

Professores do IRI participam de comemoração pelos 72 anos de criação da ONU

As professoras Marta Fernández e Maira Siman e o professor Ricardo Oliveira participaram nesta quarta-feira, 25 de outubro, de uma recepção na casa do Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-Rio), Maurizio Giuliano, em comemoração pelos 72 anos de criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Também estiveram presentes no evento diversas autoridades, como Ministério de Relações Exteriores (MRE), Representantes Diplomáticos, Forças Armadas e Movimentos da Sociedade Civil.

Professor Nicholas Onuf discute mudanças no mundo moderno

No dia 3 de outubro, o professor Nicholas Onuf ministrou a palestra “Epochal Change in the Modern World” No evento, ele discutiu as questões abordadas no seu livro, ‘The Mightie Frame’: The Modern World and Epochal Change‘, que será lançado no próximo ano. 

Você pode conferir o vídeo da palestra logo abaixo. Se preferir apenas o áudio, confira aqui.

Kai Kenkel e Paulo Esteves são contemplados pelo programa Cientista do Nosso Estado

No dia 19 de outubro, foram divulgados os projetos aprovados pelo edital Cientista do Nosso Estado (CNE), um dos mais importantes editais da Faperj, e dois professores do IRI/PUC-Rio estão entre os contemplados.

O professor Kai Kenkel ganhou a bolsa com o projeto “O papel das normas na contestação da ordem global: A potência emergente Brasil em perspectiva comparada“. O trabalho se serve de teorias que tratam de como as ideias se propagam do nível internacional para os Estados, ou de um Estado para outro — a difusão de normas — para analisar como potências emergentes respondem a divergências entre regras putativamente universais e suas próprias tradições normativas. Em outras palavras, ao crescer a influência das potências emergentes, a sua ascendência será governada por regras estabelecidas pelos Estados dominantes atuais, ou os novos atores desafiarão estas regras e tentarão dar novos contornos ao sistema global já enquanto se tornam mais influentes? Quais são as implicações disso para a hierarquia global atual?

Já o professor Paulo Esteves ganhou a bolsa com o projeto “O Brasil e as transformações do Campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento” que tem como objetivo geral analisar o posicionamento do Governo do Brasil diante das transformações estruturais do campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID). Para tanto, se estrutura em torno de três dimensões analíticas e quatro objetivos específicos. No nível sistêmico o projeto deverá analisar: o posicionamento do Governo do Brasil diante das instituições do campo da CID; e, o posicionamento do Governo do Brasil diante do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17. No nível das relações bilaterais, o projeto deverá analisar o posicionamento dos agentes da Cooperação Sul-Sul Brasileira nas áreas de saúde, agricultura e segurança alimentar junto ao Governo de Moçambique. Finalmente em uma perspectiva comparativa, o projeto irá contrastar o comportamento do Governo Brasileiro à quatro outros agentes da Cooperação Sul-Sul (México, China, Índia e África do Sul) tanto no nível sistêmico quanto em suas relações bilaterais.

Professora discute a imigração e o refúgio de palestinos no Brasil

A professora Sônia Hamid, o Instituto Federal de Brasília (IFB), participou da palestra “Refugiados de ontem e de hoje: palestinos no Brasil” na qual ela discutiu os objetivos e os dados da pesquisa dela sobre refugiados palestinos no Brasil.

O objetivo da fala foi trazer as especificidades dos diferentes movimentos migratórios que os palestinos fizeram para o território brasileiro e dar certa ênfase ao processo de reassentamento dos refugiados palestinos que aconteceu em 2007. A professora também abordou a relação desses refugiados recém-chegados com a comunidade palestina já estabelecida.Este evento faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio. Você pode acessar a página do projeto aqui

Você pode conferir o vídeo da palestra logo abaixo. Se preferir apenas o áudio, confira aqui.