Alunos do MAPI são aprovados no programa The Graduate Institute Geneva

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio possui uma parceria com o The Graduate Institute Geneva que permite aos estudantes do Mestrado Profissional em  Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI) obterem diplomas pelas duas instituições em apenas três anos, em vez de quatro.

O acordo estabelece que os alunos iniciem o curso na PUC-Rio e, após obtiverem os créditos necessários na PUC-Rio (1 ano); sigam para Genebra, onde cursarão um dos programas interdisciplinares do Graduate Institute.

Os alunos Lina Ferreira e Guilherme Temke foram aprovados no processo seletivo de intercâmbio em 2025 e iniciarão o mestrado no exterior em 2025.. Confira abaixo as expectativas e considerações dos novos participantes sobre o programa.

1. O que motivou sua escolha em se candidatar para o programa de intercâmbio no The Graduate Institute de Genebra? (Guilherme Temke)

R: “Eu diria que foram principalmente três fatores que mais me interessaram e motivaram minha candidatura para Genebra. Primeiro, a excelência do corpo docente do Graduate Institute (IHEID), composto por professores que não são apenas referências em suas áreas de estudo, mas também possuem uma atuação profissional bastante relevante.

Em segundo lugar, a localização privilegiada da faculdade, no coração da International Geneva, ao lado de inúmeras organizações internacionais, ONGs e empresas do setor privado, que frequentemente contratam alunos do IHEID após a graduação ou para programas de estágio.

Por fim, e talvez o mais importante, a abordagem de ensino do Graduate Institute, que combina teoria com aplicação prática. Acho que o que ilustra bem essa abordagem diferenciada é o Applied Research Project, um componente central do programa de mestrado, no qual os alunos formam pequenos grupos e desenvolvem policy papers para auxiliar organizações parceiras da faculdade em suas áreas de atuação. Além disso, o IHEID permite e incentiva que os alunos façam estágio já desde o primeiro semestre, oferecendo suporte ativo na busca por oportunidades e na resolução de questões burocráticas.”

2. Como você acredita que essa experiência contribuirá para o seu crescimento acadêmico e profissional, e de que maneira ela se conecta com suas aspirações de carreira? (Lina Ferreira)

R: “Desde que comecei o MAPI, tenho a ambição de trabalhar em organizações internacionais no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento. Penso que, apesar de desafiador, o momento atual é oportuno para que profissionais e acadêmicos brasileiros se insiram em espaços de articulação e formulação de soluções para os desafios globais.

Acho essencial que, como estudantes e profissionais latino-americanos, estejamos ocupando esses espaços de debate e construção de soluções. Vejo a experiência em Genebra como um caminho para isso.”

3. Quando ingressou no MAPI, você já conhecia as oportunidades de intercâmbio de duplo diploma oferecidas pelo nosso mestrado profissional? Como elas influenciaram sua decisão de seguir esse caminho? (Guilherme Temke)

R: “”Sim, com certeza. Quando estava pesquisando programas de mestrado aqui no Brasil, um dos aspectos que eu mais valorizava era justamente as oportunidades de intercâmbio no exterior oferecidas pela faculdade. Entre todas as instituições que avaliei, o MAPI se destacou pelas parcerias que possui com universidades de excelência global na área de Development Studies, foco central dos meus estudos.

Além disso, a possibilidade de obter a dupla diplomação — indo além de um simples semestre de intercâmbio na instituição parceira — é, sem dúvida, um dos diferenciais mais significativos que o MAPI oferece.

Na minha opinião, participar desse programa conjunto, seja com o Graduate Institute (como no meu caso) ou com as demais instituições parceiras do MAPI, é uma oportunidade única de explorar questões cruciais ligadas ao desenvolvimento econômico a partir de perspectivas diversas e complementares. Essa estrutura singular permite que os alunos aproveitem ao máximo o que cada instituição tem de melhor a oferecer, alavancando ainda mais o aprendizado obtido ao longo do mestrado.”

Seleção PIBIC/ CNPq 2025/2026

Estão abertas à graduação do IRI/PUC-Rio as vagas para projetos PIBIC 2025/2026.
As inscrições devem ser feitas via formulário até o dia 16 de abril de 2025.

É imprescindível a leitura do EDITAL. Mais informações estão disponíveis aqui.

O cronograma do processo seletivo obedecerá o seguinte calendário:

Inscrições de 07 a 16 de abril
Entrevistas entre 24 e 25 de abril
Resultados da seleção pelo IRI: dia 28 de abril
Divulgação dos projetos contemplados com bolsa: agosto de 2025
Período da bolsa: agosto de 2025 a agosto de 2026

Orientadoras/ Projetos:

Isabel Rocha de SiqueiraMapeamento e Análise da Cooperação Internacional na Região Amazônica: Atores, Instrumentos e Recursos
Isabel Rocha de SiqueiraMonitoramento e Avaliação no campo do desenvolvimento: agendas de participação e interseccionalidade (PRIME hub, BPC)
Isabel Rocha de SiqueiraAbordagens Críticas ao Desenvolvimento: atores e agendas
Luisa LobatoMapeamento das políticas de inovação do Sul Global em Inteligência Artificial para Segurança e Defesa
Marta FernandezO efeito BRICS: atração, resistência e reposicionamento global

O professor do IRI/PUC-Rio, Alexandre dos Santos, concedeu uma entrevista ao podcast Mundioka, no episódio intitulado “A África é a nova rota de comércio do BRICS?”

O professor do IRI/PUC-Rio, Alexandre dos Santos, concedeu uma entrevista ao podcast Mundioka, no episódio intitulado “A África é a nova rota de comércio do BRICS?”.

Durante a conversa, o professor discute o fortalecimento das relações comerciais entre os países do BRICS e o continente africano. Ele destaca a criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana — uma área de livre comércio que abrange grande parte do continente e tem ampliado sua parceria com o BRICS.

O episódio também aborda temas como o otimismo em relação a essa parceria e os questionamentos sobre a distribuição dos benefícios: serão equitativos entre os países africanos ou concentrados nos membros africanos do BRICS?

Hoje, dia 2 de abril, o Instituto de Relações Internacionais, em parceria com o CCS, realizou a aula inaugural “Trump, o Brasil e a América Latina: Versão 2.0”, com a professora Cristina Soreanu Pecequilo (UNIFESP)

Hoje, dia 2 de abril, o Instituto de Relações Internacionais, em parceria com o CCS, realizou a aula inaugural “Trump, o Brasil e a América Latina: Versão 2.0”, com a professora Cristina Soreanu Pecequilo (UNIFESP).

Durante o evento, a palestrante analisou a política de Trump, destacando seu nacionalismo econômico, o desmonte do multilateralismo e a imposição de tarifas protecionistas. Ela também apontou a fragmentação social nos EUA, com o declínio das elites tradicionais e o fortalecimento das big techs e da indústria farmacêutica no financiamento político. No contexto geopolítico, Cristina questionou a romantização da democracia americana, devido ao seu histórico de violência e desigualdade, e enfatizou a influência dos EUA na América Latina, que busca combater a China e reforçar a assimetria de poder na região.

A gravação da nossa aula inaugural está disponível no nosso canal no YouTube.

Edital CAPES – Políticas Afirmativas e Diversidade – Bolsa de Pós-Doutorado 2025

O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura de inscrições ao processo seletivo para o provimento de 1 (uma) bolsa de Pós-Doutorado com vigência a partir junho de 2025 no âmbito do projeto Transversalização das relações étnico-raciais nos currículos de Relações Internacionais, contemplado pelo Edital CAPES Nº 17/2023.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15/04/2025, através do envio da documentação específica para o e-mail da Secretaria do PPGA do IRI: pgiri@puc-rio.br, com assunto: EDITAL DE BOLSA POLÍTICAS AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE.

Não serão aceitos documentos enviados por outro meio nem fora do horário determinado.

O processo de seleção é constituído por duas etapas eliminatórias:
(i) Avaliação da Documentação Apresentada; e
(ii) Entrevista:

A divulgação dos candidatos selecionados para as entrevistas será no dia 25/04/2025 (6ª feira), até às 17h. O resultado será enviado por e-mail e divulgado no site do IRI, em ordem alfabética, e já condizente com horário em que os/as candidatos/as serão entrevistados/as (este ordenamento não corresponde à classificação).

As entrevistas serão realizadas no dia 30/04/2025 (4ª feira), entre 11h e 13hs. Os horários individuais serão previamente agendados, em ordem alfabética e comunicados ao/às candidato/as.

Informações complementares podem ser obtidas através do link abaixo:

Estágio no Setor de Comunicação do IRI/PUC-Rio

O objetivo do estágio no Setor de Comunicação do IRI é apoiar a equipe na divulgação das iniciativas acadêmicas e científicas do Instituto e de seu Think Tank, o BRICS Policy Center.

As principais responsabilidades incluem:

-Divulgação das iniciativas e produções acadêmicas de docentes, pesquisadores, alunos e egressos ligados ao Instituto;

-Produção e tradução de notas, artes e vídeos para as publicações nas mídias sociais do IRI;

-Envio de e-mails marketing sobre eventos, palestras, workshops e outras oportunidades promovidas pelo Instituto;

-Cobertura fotográfica e videográfica de eventos organizados pelo IRI ou a ele relacionados;

-Atualização das notícias e eventos no site institucional.

Requisitos e condições:

Ser aluno (a) do Instituto de Relações Internacionais, do 3º ao 5º período, com disponibilidade para estagiar por, no mínimo, 1 ano, podendo renovar por mais 1 ano.

Indispensável:

-Inglês fluente;

-Boa redação em Português;

-Conhecimento em redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, X e YouTube);

-Conhecimento em ferramentas de edição de imagem e vídeo, como Canva e CapCut.

Dedicação: 20 horas semanais presenciais.

Remuneração: Bolsa estágio padrão PUC-Rio.

Processo seletivo: Enviar CV e carta de motivação até o dia 10/04/2024 para comunicacaoiri@puc-rio.br, com cópia para isabellebernardesc@puc-rio.br.

Abertura das inscrições para a 10ª Edição da Escola de Inverno IPS (IPS Winter School)

Temos o prazer de comunicar a abertura das inscrições para a 10ª Edição da Escola de Inverno IPS (IPS Winter School), que terá lugar no campus da PUC-Rio entre os dias 30 de junho e 11 de julho de 2025.

A Escola de Inverno IPS é um evento anual de formação em abordagens críticas propostas pela sociologia política internacional e de desenvolvimento de habilidades específicas para o trabalho acadêmico.  As atividades incluem cursos, tutoriais, oficinas, mesas redondas e debates informais em um ambiente favorável ao intercâmbio de ideias, experiências acadêmicas e profissionais, bem como à socialização entre participantes e docentes.  A Escola de Inverno é voltada para acadêmico(a)s em início de carreira; recém-doutores e alunas e alunos de pós-graduação. 

Este ano a IPS Winter School comemora seus 10 anos de existência contando com a parceria com a Queen Mary University of London e o apoio da FAPERJ e da British Academy.  Este ano, além dos cursos e workshops de pesquisa, ofereceremos oficinas de redação e composição de textos acadêmicos; de elaboração de projetos de pesquisa; de publicação em periódicos internacionais; de como trabalhar coletivamente em pesquisa e participar de redes internacionais.  O objetivo é combinar os debates e cursos substantivos com a exposição a ferramentas essenciais para a profissão acadêmica hoje.

A Escola acontece em formato presencial e as vagas serão limitadas.   


O prazo para inscrição vai até o dia 15 de maio. 

O MAPI, mestrado profissional do IRI/PUC-Rio, publicou um capstone intitulado “BRICS e Clima: Desafios e Perspectivas na Governança Global”, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS)

O MAPI, mestrado profissional do IRI/PUC-Rio, publicou um capstone intitulado “BRICS e Clima: Desafios e Perspectivas na Governança Global”, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), como trabalho de conclusão para a disciplina Resolução de Conflitos e Cooperação para o Desenvolvimento, ministrada pelo Professor Paulo Esteves.

Sob orientação de Lucca Rizzo, Líder Especialista em Finanças Climáticas Sênior do iCS, o trabalho das alunas Flávia Joanna Almeida, Hannah de Gregorio Leão e Laryssa Nunes fez uma análise sobre os compromissos climáticos dos países do BRICS e como o bloco tem debatido as mudanças climáticas, trazendo, por fim, recomendações sobre temas que poderiam ser pautados na cúpula dos BRICS em 2025, sob a presidência brasileira.

Chamada de Artigos para a EU-Values “Conference on the European Union’s External Action: EU-Values in Policy Making”

A EU-VALUES Network convida pesquisadores a submeterem artigos para a “Conference on the European Union’s External Action: EU-Values in Policy Making”, que acontecerá nos dias 1 e 2 de julho de 2025, na Sabanci University, em Istambul, Turquia.

Este ano, a conferência abordará os principais desafios e questões relacionadas à promoção e proteção dos direitos humanos pela União Europeia além de suas fronteiras. O evento oferecerá um espaço para o diálogo acadêmico, debates críticos e troca de conhecimento, explorando o papel da UE como um ator global na agenda de Direitos Humanos.

Serão bem-vindas submissões em diversas áreas, como ciência política, direito, sociologia, relações internacionais e governança global. Os artigos devem estar alinhados ao tema central da conferência deste ano e contribuir para o avanço das discussões acadêmicas.

A EU-VALUES incentiva pesquisas que dialoguem com até 13 questões orientadoras, sem restrição exclusiva a elas. O prazo para submissão dos abstracts vai até 30 de março de 2025, às 13h (Horário de Brasília).

Para mais informações, acesse o site através do botão abaixo:

O professor do IRI, João Pontes Nogueira, foi selecionado para receber o prêmio “IPS Distinguished Scholar”

O professor do IRI, João Pontes Nogueira, foi selecionado para receber o prêmio “IPS Distinguished Scholar” de 2025, concedido pela International Studies Association. Esse prêmio reconhece acadêmicos com contribuições significativas e de longa data para os estudos de Sociologia Política Internacional.

O Instituto de Relações Internacionais parabeniza o professor João Pontes Nogueira por essa importante conquista em sua trajetória acadêmica!