Mais uma chamada para a Seleção Extraordinária do PIBIC, agora com 2 vagas nos projetos descritos abaixo. Baixe o edital para informações completas.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS A PARTIR DA DIÁSPORA NEGRA
Essa pesquisa parte da ideia de que a produção do conhecimento em Relações Internacionais participa do processo de colonialidade do saber por meio do qual saberes produzidos pela diáspora negra foram sistematicamente apagados, subalternizados e folclorizados As Relações Internacionais somam-se a outras disciplinas na produção de injustiças cognitivas que desqualificam, invisibilizam e obliteram conhecimentos produzidos por sujeitos outros, não-ocidentais e não-brancos. Nesse sentido, a pesquisa aborda os epistemícidios que constituem e são constituídos as/pelas Relações Internacionais e que reforçam a cumplicidade da disciplina com o projeto colonial que continua a marginalizar uma imensa riqueza de experiências cognitivas, cosmovisões, saberes e sociabilidades. De forma geral, pretende-se jogar luz sobre diferentes formas de resistência, locais e globais, que possuem o potencial de desestabilizar as relações de poder intrínsecas ao percurso epistêmico das Relações Internacionais. Busca-se colocar em xeque aquilo que é visto como normal e natural nas Relações Internacionais a partir da articulação de outros referenciais teóricos, outras existências políticas, cosmologias e temporalidades que resistem, rivalizam ou mesmo são indiferentes à gramática hegemônica da disciplina. De forma mais específica, a pesquisa objetiva analisar as performances e saberes vivenciados na diáspora negra que cotidianamente disputam e produzem fissuras na dita normalidade das Relações Internacionais.
Profª Coordenadora: Marta Regina Fernández y Garcia
Prazos:
Inscrições: até 03 de dezembro de 2021 (17h) via formulário
Seleção:
1) Comunicação das entrevistas até 08 de dezembro de 2021
2) Entrevistas dia 14 de dezembro de 2021
Divulgação de resultados: até 15 de dezembro de 2021
Início dos trabalhos: março de 2022
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COSMOPOLITISMO CRÍTICO E PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA
A crise da ordem global consolidada a partir do final da Segunda Guerra Mundial, que teve por base os princípios do multilateralismo, cosmopolitismo liberal e direito internacional tornou-se evidente em meados do Século XXI, com o questionamento de sua legitimidade e a proposta de mecanismos alternativos de governança pelos chamados países emergentes, sobretudo a China, tais como BRICS, G20, Novo Banco de Desenvolvimento. No plano doméstico, a democracia liberal tem sido desafiada, com a ascensão de governos autoritários e de extrema direita tanto no Norte como no Sul Global. Este projeto reflete sobre as seguintes questões: Como contestar premissas universalizantes da ordem liberal do pós-Guerra, evitando nacionalismos ou apologia ao poder? Como adaptar modelos democráticos à contextos socioculturais domésticos diversos sem banalizar princípios básicos de legitimidade democrática? De que forma as organizações e instituições globais e regionais podem ter um papel nos processos de consolidação democrática e atividades de promoção de democracia? Qual o papel dos governos e sociedades do Sul Global nesses processos, tais como o Brasil? Essas perguntas são estruturadas no projeto de forma que a pesquisa incorpore, por um lado, reflexões conceituais, teóricas e normativas, e por outro lado, a elaboração de análises empíricas no formato de estudos de caso.
Profª Coordenadora: Andrea Ribeiro Hoffmann
Prazos:
Inscrições: até 03 de dezembro de 2021 (17h) via formulário.
Seleção:
1) Comunicação das entrevistas até 06 de dezembro de 2021
2) Entrevistas dia 09 de dezembro de 2021
Divulgação de resultados:
até 10 de dezembro de 2021
Início dos trabalhos: março de 2022
Sobre o PIBIC:
O Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq é um programa do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa.
De acordo com as diretrizes do CNPq, o PIBIC deve ser encarado como um incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Neste sentido, deve ser distinguido de outros tipos de estágios e trabalhos, que têm sua tônica na formação profissional.