Perspectivas pós-coloniais e decoloniais em Relações Internacionais

O livro “Perspectivas pós-coloniais e decoloniais em Relações Internacionais”, organizado por Aureo Toledo, surge com o desafio de interrogar criticamente as bases da disciplina. Com participação de diversos professores e egressos do Instituto, os textos do volume procuram responder à necessidade de articular as diferentes contribuições do arcabouço teórico plural produzido pelo pós-colonialismo, para refletir, desde o Brasil, sobre problemas centrais do nosso tempo.

O professor João Pontes Nogueira assina o prefácio do volume, discutindo o histórico e a relevância da teoria pós-colonial e decolonial no campo das Relações Internacionais no Brasil e no mundo. A professora Marta Fernández contribuiu com o capítulo “Aimé Césaire: As exclusões e violências da modernidade colonial denunciadas em versos”, onde argumenta que a poesia de Césaire nos força a descentrar a Europa de sua posição de zênite de uma dita evolução histórica. O professor Roberto Yamato assina o capítulo “Pode o Migrante Falar? Um exercício de rearranjar desejos, escavar o eu e tornar delirante o outro em nós”, onde tece uma reflexão que nos leva a pensar o migrante irregular como o subalterno contemporâneo.

O livro também conta com a participação dos doutores egressos Ana Carolina Teixeira Delgado, Flávia Guerra Cavalcanti, Lara Selis, Leonardo Ramos, Natália Félix, e Victor Coutinho Lage, e da mestra egressa Francine Rossone de Paula.

DecolonialMigraçãoPós-ColonialViolência