No dia 28 de agosto, o IRI/PUC-Rio, em colaboração com o Centre on Conflict, Development & Peacebuilding (CCDP/IHEID) e o Small Arms Survey, contando com o apoio da FAPERJ e da Swiss Network for International Studies (SNIS), promoveu o seminário “Fluxos Transnacionais de Armas na América Latina: Tendências e desafios”.
As mesas foram mediadas pela professora Monica Herz (IRI/PUC-Rio) e o evento contou com a participação dos palestrantes, Keith Krause (CCDP/IHEID), Carina Solmirano (ATT Monitor), Adam Baird (UNIDIR), Bruno Langeani (Sou da Paz), Gianluca Boo (Small Arms Survey), Ignacio Cano (LAV/UERJ e UNAM), Jorge Restrepo (CERAC / Javeriana). As mesas propuseram o debate sobre a circulação de armas leves no âmbito global e na América Latina, com foco no Brasil, e os desafios de controle dos fluxos.
No dia 29 de agosto, os participantes do evento se reuniram em um workshop para debater caminhos para a colaboração em pesquisas sobre a produção, circulação e controle de armas leves em geral e de fuzis em particular. O objetivo destas vertentes de investigação seria lançar luz sobre os processos sociais, políticos e culturais através dos quais a violência é moldada e reproduzida.
O workshop foi realizado em formato híbrido, contando com a participação de Keith Krause e Pedro Maia (CCDP/Graduate Institute, Geneva); Gianluca Boo e Nicolas Florquin (Small Arms Survey); Monica Herz, Luísa Lobato e Victória Santos (IRI/PUC-Rio); Bruno Langeani (Sou da Paz); Ignácio Cano (LAV/UERJ e UNAM); Jorge Restrepo (CERAC/Javeriana); Renata Dalaqua (UNIDIR); e Tobias Vestner (Geneva Centre for Security Policy).