Relatório Final da Comissão da Verdade da Colômbia

No próximo dia 22 de agosto, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o Departamento de Direito realizarão atividades que buscam debater o impacto do relatório da Comissão para o Esclarecimento da Verdade da Colômbia, lançado no mês de junho de 2022.

No Auditório B8, às 9h, haverá um ato público de entrega do Relatório para a comunidade universitária, com a presença do Magnífico Reitor e a direção dos dois departamentos por parte do comissionado Carlos Bernstein.

Em seguida, às 11h, o comissionado apresentará o capítulo “Las verdades del Exílio: La Colombia Fuera de Colombia”, com a presença da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para Refugiados da PUC-Rio. Às 15h, no mesmo auditório haverá uma conversa/debate aberto sobre as Recomendações do Relatório: Justiça de Transição e Democracia na América Latina.

Os trabalhos da Comissão da Verdade (CV) foram presididos pelo padre jesuíta Francisco de Roux. Ao longo de 3 anos e 7 meses, CV ouviu aproximadamente 30.000 pessoas em entrevistas individuais e coletivas com vítimas, familiares, testemunhas, atores armados no conflito, terceiros civis, empresários, membros das forças de segurança, ex-presidentes e outras figuras sociais e políticas. Além disso, iniciou um processo participativo que incluiu a abertura de 28 Casas da Verdade em diferentes municípios afetados pelo conflito e a realização de múltiplos atos, diálogos e procedimentos para a não continuidade e não repetição do conflito armado; o reconhecimento dos responsáveis e a dignificação das vítimas.

A Comissão da Verdade indicou que pelo menos 450.666 pessoas perderam suas vidas no contexto do conflito armado; 121.768 foram vítimas de desaparecimento forçado; 50.770 foram sequestradas; 16.238 crianças e adolescentes foram recrutados; 32.446 pessoas foram vítimas de atos contra sua liberdade e integridade sexual; e cerca de 8 milhões foram deslocadas, entre outras violações de direitos.

O Relatório Final da Comissão da Verdade, dividido em dez volumes, possui capítulos específicos sobre a violência contra mulheres e pessoas LGBTI e o papel que elas desempenharam na construção da paz e formas de resistência; os impactos do conflito armado sobre os povos étnicos e as disputas sobre os territórios dessas comunidades; a experiência da população colombiana exilada por razões do conflito armado; e as histórias de crianças, adolescentes e jovens que viveram o conflito.”

Processo seletivo 2022-2023 da Pós-Graduação

PRAZO PRORROGADO | Inscrições até 17 de outubro

O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Relações Internacionais que terá início no primeiro semestre de 2023. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro 17 de outubro. As informações completas estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados nos links abaixo.

O Mestrado e Doutorado Acadêmico se estruturam em três linhas de pesquisa – Arquitetura do Sistema Internacional; Conflito, Violência e Pacificação e Globalização, Governança e Desenvolvimento – perpassadas transversalmente por cinco grupos de trabalho (Normas, Regras e Instituições Internacionais; Segurança, Violência, Conflito e Pacificação; Globalização, Desenvolvimento e Economia Política; Identidade, Alteridade e Resistência no Local e no Global; e Mobilidades, Espaços e Resistências), integrados por docentes e discentes.

Os/as candidatos/as serão avaliados/as por uma banca examinadora composta por membros do corpo docente do Programa, aprovada pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto. As informações completas e detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis nos respectivos editais.

Confira os editais atualizados abaixo

Negacionismo e ciência em políticas públicas: nova disciplina eletiva

Como negacionismo e ciência impactam na formulação e implementação de políticas públicas?

Neste semestre será oferecida uma nova disciplina eletiva, através do nosso Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais, aberta a alunas e alunos dos demais cursos da PUC-Rio. As graduandas e graduandos também poderão cursar, desde de que tenham cumprido ao menos 55% dos créditos em seu curso de origem.

Um dos debates mais presentes em diferentes espaços da esfera pública internacional nos últimos anos é como negacionismo e ciência impactam na formulação e implementação de políticas públicas. No curso, conduziremos reflexões embasadas e representativas das dúvidas e temas que se colocam nesse debate para que, a partir de tal instrumentalização, possamos inclusive aprofundar o diálogo e engajamento com o público externo. Para tanto, o curso é dividido em três etapas, com variados aportes interdisciplinares das ciências humanas: I.Conceitos; II.Práticas; III.Reação. Na primeira parte, pensaremos sobre o que é negacionismo à luz de outros conceitos como revisionismo ideológico, negação, liberdade de expressão, pós-verdade e infodemia; e métodos científicos como revisão historiográfica e análise de retórica política. Na segunda parte, veremos como negacionismo e ciência se enfrentam na prática, através de agendas transnacionais como meio ambiente, saúde, digitalização, multilateralismo, segurança e economia. Na terceira parte focaremos nos atores para pensar sobre possibilidades de reação aos discursos e estratégias negacionistas bastante prejudiciais tanto à relação entre ciência e política, quanto à formulação e implementação de políticas públicas eficazes aos cidadãos. Levantaremos as capacidades específicas de atores como academia, imprensa, instituições governamentais, igreja e organizações da sociedade civil para impactar positivamente nas políticas públicas que mais sofrem com o negacionismo.

Dia e horário: Quinta-feira, de 19-22hs na sala IRI1, localizado na Vila dos Diretórios, no campus da Gávea, PUC-Rio. O curso será realizado presencialmente.

Início das aulas: 18 de Agosto 2022.

Para a matrícula, os interessados devem usar o código IRI2642 / Turma 24A.

Qual o lugar das Forças Armadas na Democracia?

A professora Maíra Siman, coordenadora acadêmica do Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA), e Victória Santos, pesquisadora de pós-doutorado do IRI e do NEDEFA, conduziram um workshop do Projeto de Extensão Interinstitucional “Militares e Democracia”.

O projeto visa a produção de um material pedagógico (audiovisual) multi-uso para orientar a formação de recursos humanos conscientes do lugar das Forças Armadas no Estado de Direito. Ao mesmo tempo busca-se fomentar a participação social desde as escolas, a Universidade e os meios de comunicação na temática das relações civis-militares na democracia.

A iniciativa é desenvolvida em colaboração com as professoras Adriana Marques (UFRJ), Marina Vitelli (UFRRJ) e Juliana Bigatão (UNIFESP). A realização do workshop teve apoio de estudantes e pesquisadoras do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, também da UFRJ.

O NEDEFA é um núcleo interdisciplinar focado em temas relacionados às Forças Armadas e sua integração no Estado Democrático de Direito, composto por professores, pesquisadores e alunos dos Departamentos de Ciências Sociais, Direito, e História e do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Saiba mais.

Como foi a IPS Winter School 2022

Entre os dias 04 e 15 de julho, o IRI sediou a sétima edição da IPS Winter School. Coordenada pelo Prof. João Pontes Nogueira (PUC-Rio) e organizada com a colaboração da Queen Mary University of London, na pessoa do Prof. Jef Huysmans, a Escola recebeu 25 mestrandos, doutorandos e pesquisadores de pós-doutorado de diversas instituições brasileiras e latino-americanas para debater temas e abordagens críticas propostas pela Sociologia Política Internacional. A Escola de Inverno IPS contou, nesta edição, com financiamentos da British Academy e da CAPES.

A Escola é um evento que ocorre anualmente na PUC-Rio. Este ano foram introduzidas algumas atividades novas, e dada uma ênfase maior à capacitação dos participantes em aspectos específicos do trabalho acadêmico. Destacaram-se os focos adicionais aos workshops voltados às habilidades de elaboração de projetos de pesquisa, redação de textos acadêmicos, publicação em periódicos internacionais, e à condução de pesquisa colaborativa em redes internacionais. A Escola também ofereceu aos participantes desta edição a oportunidade de encontros individuais de mentoria com a equipe docente. Além disso, a programação incluiu os tradicionais cursos substantivos de cunho teórico e metodológico. Foram realizadas também duas mesas-redondas abertas ao público. Os vídeos estão disponíveis no Youtube.

Este ano, o quadro docente foi formado por Audrey Alejandro (London School of Economics), Kyle Grayson (Newcastle University), Jef Huysmans (Queen Mary University of London), Engin Isin (Queen Mary University of London), João Pontes Nogueira (PUC-Rio), Sam Opondo (Vassar College), Michael Shapiro (University of Hawaii), Vicki Squire (University of Warwick), Ritu Vij (University of Aberdeen) e R.B.J. Walker (University of Victoria).

Clique aqui para saber mais sobre a IPS Winter School.

Forças Armadas e Sociedade, a nova disciplina de pós-graduação

Organizado pelo Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA), o curso “Forças Armadas e Sociedade” visa explorar olhares disciplinares diversos, repertórios conceituais fundamentais e temas transversais, de interesse histórico e contemporâneo, sobre a relação entre as Forças Armadas e a sociedade. Busca-se refletir sobre o lugar dos militares na democracia e abordar formas de militarismo e práticas de militarização de expressão global, latino-americana e brasileira. O curso contará com a participação de professores do NEDEFA e colaboradores externos especialistas nas diferentes temáticas enfocadas.

Informações:

Para realizar a matrícula, utilize o código IRI 2446, Turma 24 A. Essa é uma disciplina de 3 créditos.
As aulas serão presenciais e contarão com a participação de professores na modalidade virtual.
Início das aulas: 19 de agosto.
O curso é aberto para alunos de diferentes áreas e de outras instituições de ensino.

Contato para mais informações:
Maíra Siman (IRI/PUC-Rio) mairasiman@yahoo.com

O NEDEFA é um núcleo interdisciplinar focado em temas relacionados às Forças Armadas e sua integração no Estado Democrático de Direito, composto por professores, pesquisadores e alunos dos Departamentos de Ciências Sociais, Direito, e História e do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

Acesse: nedefa.ctch.puc-rio.br

Aluno do mestrado fica em quarto lugar em competição de ensaios que tratam do nexo entre desarmamento, segurança e desenvolvimento, da UNIDIR

O mestrando do IRI, André Duffles Teixeira Aranega, participou da primeira versão da Global Disarmament Essay Competition de 2022. 

Em parceria com o governo da República da Coreia, a competição foi organizada por um dos principais órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o desarmamento dos países e sua segurança: o United Nations Institute for Disarmament Research (UNIDIR).

Jovens entre 18 e 29 anos foram convocados pelo UNIDIR a participarem da competição através do desenvolvimento de um ensaio original tratando do seguinte tema: o nexo entre desarmamento, segurança e desenvolvimento.

O ensaio do mestrando, intitulado “National Choices, Global Effects: Discussing Micro-Disarmament, Development, Peace, and Illicit Flows of SALW in Brazil” ficou em quarto lugar no ranking da competição global.

No ensaio, Aranega ressalta que a relevância estratégica do Brasil no mercado ilícito do tráfico de armas de fogo deve ser reconhecida, especialmente considerando a contínua expansão internacional de sua principal organização criminosa transnacional (i.e., o Primeiro Comando da Capital) e como as recentes transformações na política de armas do governo brasileiro influenciarão os níveis de violência armada e obstruirão a paz nacional, regional e global. Conforme o título do ensaio sugere, ao descrever como a política pró-armamento promovida pelo governo Bolsonaro está ameaçando o futuro da segurança nacional, regional e global, Aranega demonstra como escolhas nacionais possuem efeitos globais.

Os cinco melhores ensaios serão publicados online como parte da série Youth Commentaries do UNIDIR, que será promovida em uma seção dedicada em seu site, através das mídias sociais e redes de pesquisa do UNIDIR. 

Eles também serão compartilhados como leitura de base para os participantes envolvidos na UNIDIR’s Model United Nations First Committee simulation.

Além disso, os cinco finalistas receberão um certificado assinado pelo Diretor do UNIDIR (Robin Geiss) e pelo Representante Permanente da República da Coreia (Taeho Lee) em Genebra.

Desenvolvimento sustentável e o Fórum da Juventude Rio 2030

Na última terça (12/07), alunos da graduação e mestrado do IRI estiveram presentes no Fórum da Juventude Rio 2030, Glocal Experience. O fórum é uma plataforma que ativa, mobiliza e engaja atores sociais como o governo, setor privado, academia e sociedade civil na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030, criando modelos escaláveis e replicáveis para outras cidades do mundo, a partir do Estado do Rio de Janeiro.

Alunas do IRI/PUC-Rio na Glocal Experience, Marina da Glória/RJ.

A Agenda 2030 é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil, e reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo.

A temática do desenvolvimento sustentável e a cooperação para o desenvolvimento é amplamente trabalhada nas pesquisas IRI/PUC-Rio. No Programa de Ensino Tutorial (PET/TEPP) do Instituto, é trabalhado como eixo temático o tema “Desenvolvimento e Cooperação”, e também é vista no mestrado acadêmico com a Linha de Pesquisa “ Globalização, Governança e Desenvolvimento”.

Onde está o mar nas RI? Chamada de artigos Cint

Onde está o mar nas Relações Internacionais? É possível imaginar o mar em seus próprios termos e não do ponto de vista da terra? Nesta edição especial da Contexto Internacional: journal of global connections nos propomos a mergulhar nessas questões. O mar foi relegado a uma posição secundária na disciplina de Relações Internacionais. Nessa narrativa, o mar aparece como um entrelaçamento, um condutor que permite a comunicação entre duas ou mais entidades telúricas, um espaço onde não ocorre a produção da vida, da comunidade e da política. Esta edição especial propõe re-discutir essa lógica, recolocando o mar no debate teórico, pensando-o como um espaço com temporalidades e espacialidades próprias que também informam os modos de pensar a política internacional. De forma alguma rejeitamos a ideia de que o mar também é moldado pelo espaço terrestre. Convidamos esforços para teorizar uma co-constituição entre mar e terra que contribua para articular modernidade/colonialidade em termos ontológicos e epistemológicos.

Os estudos existentes sobre o mar restringem-se a observá-lo a partir de um olhar “já territorializado”, o que significa dizer: a partir do olhar de um sujeito moldado por uma ontologia estatista – e estática – que toma a rigidez e a fixação como virtudes e objetivos da processo. O olhar soberano privilegia o repouso sobre o movimento e cristaliza a fluidez do marinheiro, tornando-o “terrestre”. Em seu perímetro mais tradicional, a disciplina não percebeu ou não quis perceber que os conceitos e categorias mobilizados a partir do movimento, fluxo, circulação, encruzilhada e/ou encontros são ontologicamente e epistemologicamente muito mais potentes do que a mera imaginação da rigidez da territorialização.

Esta edição especial visa retirar o mar do sótão da disciplina de relações internacionais para tratá-lo não como objeto de um “olhar acadêmico terrestre”, mas como uma possibilidade ontológica e epistemológica de questionar as fronteiras, linhas e mobilidades que sustentam narrativas dominantes sobre modernidade/colonialidade. O mar merece um lugar de destaque, um lugar próprio na investigação acadêmica.

Estamos interessados ​​em manuscritos completos que pensem teoricamente sobre o mar. Os tópicos possíveis incluem:

  • Rotas de Soberania.
  • Soberania Fluida.
  • Atlântico Negro e Pacífico Negro.
  • Estudos Oceânicos Críticos e Humanidades Azuis.
  • Migração e Intervenção no Mar
  • Hidrofeminismo e o Mar.
  • Pirataria e Corsários.
  • Ilhas Artificiais.
Prazo para submissão de resumos: 31 de julho de 2022
Prazo final para trabalhos completos: 31 de outubro de 2022

Os autores devem enviar seus resumos (até 300 palavras) até 31 de julho de 2022 para o sistema online da Contexto Internacional. Os autores pré-selecionados terão até 31 de outubro de 2022 para enviar o artigo completo, que passará pelo processo de revisão por pares do CINT. Todos os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores do CINT.

Editores convidados: Flávia Guerra e Francisco Eduardo Lemos de Matos.

Sobre a Contexto Internacional

Contexto Internacional é uma revista de Relações Internacionais com revisão por pares publicada em inglês e sediada no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Brasil. Seu objetivo é oferecer um fórum para pesquisas conceitualmente inovadoras em Relações Internacionais amplamente definidas. A Contexto está particularmente interessada em promover e encorajar o desenvolvimento das Relações Internacionais no/do/a partir do Sul Global. Preferem-se, portanto, submissões que contribuam para a compreensão da pluralidade de perspectivas presentes no campo das RI e que promovam um diálogo sobre as conexões entre conhecimento situado e assuntos globais. Todos os artigos estão sujeitos a um processo de revisão por pares duplo-cego. As submissões devem ser originais e não devem estar sob revisão em outro lugar enquanto estiverem sendo consideradas pela Contexto. Submissões em inglês, francês, português e espanhol são aceitas e serão analisadas no idioma de submissão. No entanto, se o processo de revisão resultar em uma decisão de publicação, é responsabilidade exclusiva do autor traduzir o artigo para o inglês.

Para mais informações sobre a revista e o processo de submissão online, consulte o site da revista.

Seleção para Bolsistas PET/TEPP 2022.2

Está aberto processo seletivo para concessão de até cinco (05) bolsas do Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais (PET/TEPP, IRI/PUC-Rio).

IMPORTANTE
ATIVIDADEDATAS (2021)
Inscrições (Google form)21/06 a 01/07
Entrevistas (via Zoom)04/07
Resultado final05/07
Início dos trabalhos dxs selecionadxs no programaAgosto de 2022

Sobre o programa: ver www.pet-iri.com

Por meio de um programa de formação intensivo, xs alunxs selecionadxs são treinadxs para atingir excelência em diferentes habilidades necessárias a uma carreira de sucesso na academia e em outras profissões associadas à pesquisa na área de RI. A especialização em pesquisa dxs bolsistxs é encorajada por meio de atividades de formação básica, contato direto com pesquisa, sessões de monitoria e grupos de debates, além de atividades profissionalizantes com especialistas. Todos os cursos são formulados exclusivamente para o PET por professores doutores e doutorandxs do IRI.

A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal PET de R$400,00 ou porbolsa TEPP (desconto sobre mensalidade), enquanto o bolsista permanecer no programa.

Como se inscrever: As inscrições devem ser feitas através deste formulário.
É imprescindível ler o edital para mais detalhes sobre o processo seletivo.

Outras dúvidas: 
Email: desiqueira.ir@gmail.com
Profa. Isabel Rocha de Siqueira
Coordenadora PET/TEPP, IRI/PUC-Rio