O texto “Vaccination Imbroglio in Brazil: Negligence, Political Disputes, and Technical Authority”, escrito pela doutoranda Laís Ramalho acaba de ser publicado pela Pandemic Discourses, uma coleção digital de artigos que tem por objetivo reunir olhares sobre a pandemia de covid-19 a partir do Sul Global. No trabalho, a pesquisadora faz um apanhado dos principais eventos relacionados à vacinação no Brasil para discutir as imbricações entre o técnico e o político, disputas de poder, autoridade científica e cultura vacinal. A coleção Pandemic Discourses é organizada pela universidade The New School, onde a doutoranda cursou seu doutorado-sanduíche através do programa CAPES-PRINT.
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Mestrado Colaborativo com a Universidade de Denver
O IRI, através de seu Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI), dá início ao processo seletivo de intercâmbio na Josef Korbel School of International Studies da University of Denver. Serão duas vagas para alunos do MAPI, com início no final de Março de 2023.
As inscrições devem ser realizadas até 30 de agosto de 2022. As informações completas estão disponíveis no edital.
Agenda Laboratório de Metodologia 2022.1
O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o primeiro semestre de 2022.
As fichas de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre no site do IRI/PUC-Rio. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas estão disponíveis para discentes de pós-graduação e docentes do IRI, com vagas limitadas para pós-graduandas e pesquisadoras de outras instituições.
A título de lembrança, todas as discentes de pós-graduação devem totalizar 24h/aula de carga horária mínima de atividades do LabMet como parte da totalização dos créditos de curso. Isto é, ao menos, uma oficina (6h/aula) e dois minicursos (9h/aula, cada).
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Em função da readaptação ao ensino presencial, o LabMet permanecerá realizando as atividades de maneira remota, através da plataforma Zoom. Neste semestre o LabMet oferecerá dois minicursos (9h totais) e uma oficina (6h totais). Reforçamos, no entanto, que este será o último semestre de atividades remotas do laboratório e, no 2022.2, retornaremos à modalidade presencial.
Nos dias 10 e 11 de maio, das 18h às 21h, ofereceremos a oficina sobre Inovação Educativa no Ensino Superior ministrada pela Profª. Draª. Rosália Duarte (PPGE/PUC-Rio). A oficina pretende discutir o papel social da universidade no século XXI, o conceito de inovação educativa e princípios filosófico-pedagógicos para um ensino que assegure a aprendizagem a todos. Pretende estimular a identificação de fatores institucionais e práticas docentes que podem impactar a trajetória escolar e o sucesso acadêmico. Propõe a construção coletiva de um inventário de diretrizes e práticas pedagógicas voltadas à motivação para aprender e à aprendizagem ativa.
Em junho, ocorrerão dois minicursos. O primeiro será sobre Metodologia em análises comparativas sobre Programas de Governo – usos do Manifesto Database Project, nos dias 14, 15 e 17 de junho, entre 18h e 21h, ministrado pela Profª. Drª. Alessandra Maia (DCS/PUC-Rio e PPGCS/UFRRJ). O minicurso visa discutir o formato e disponibilidade de dados da Plataforma Manifesto Database Project, e como tal metodologia de análise tem sido adotada em pesquisas para comparar Programas de Governo ao longo do tempo e o posicionamento político de partidos, seja em âmbito nacional, seja entre diferentes países.
O segundo minicurso será A genealogia de Foucault e a emergência da economia como ciência de tudo, nos dias 21, 22 e 24 de junho, das 18h às 21h, ministrado pela Profª Drª Aline Passos, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Neste minicurso, a ideia é pensar como Michel Foucault, no início da década de 1980 (portanto, perto de sua morte) percebeu um deslocamento na forma e pensar e sentir o mundo ocidental, cuja gramática é a economia. Essa percepção, por sua vez, foi derivada da genealogia enquanto método de análise das relações de poder que privilegia “a história que a História não conta” (ou seja, as entrelinhas, o que foi silenciado, quem foi derrotado, o que não entrou nos registros oficiais). Para um público de RI, a temática é interessante porque a chave de decifração da genealogia é a guerra. Para Foucault, “a política é a guerra continuada por outros meios” e todo seu trabalho se voltou para conhecer as forças em luta na história disso que chamamos de política. Inscrições e informações completas aqui.
Indicação ao Prêmio de Melhor Artigo de Pós-Graduação na ISA, por Pedro Paulo
“Not so new as it seems: race and the problem of police militarization in Rio de Janeiro”, do mestrando Pedro Paulo, foi um dos indicados ao prêmio 2022 IPS Best Graduate Paper Award.
O artigo, apresentado na mesa “Cultures of Militarizarions: Global Perspectives” na conferência anual da International Studies Association em 2021, é uma tentativa de explorar as relações intrínsecas entre racismo e militarismo, militarismo e racismo. O argumento central explora a ideia de que a antinegritude é baseada na construção do “negro” como inimigo (militarismo) e inumano (racismo), duas lógicas entrelaçadas desde o colonialismo/escravismo. Nesse sentido, mais do que pensar a militarização como um processo em que a guerra/militar adentra as relações sociais – isto é, como ruptura ou exceção – podemos entende-la de forma intrínseca ao racismo anti-negro. Para isso, o autor explora as experiências de pessoas pretas que foram mortas no Rio de Janeiro pela polícia em contextos variados: com furadeira na mão, com saco de pipoca ou com guarda-chuva. Tais experiências explicitam a lógica de inimigo e de inumano, o racismo e o militarismo, que fazem com que matar e morrer seja corriqueiro na vida negra.
O artigo nomeado foi elaborado no contexto dos cursos da Pós-Graduação do IRI “Critical Studies on Security”, ministrado por Anna Leander e Monica Herz, e “Segurança Internacional”, ministrado por Kai Kenkel.
Seleção PIBIC 2022/2023
Estão abertas à graduação do IRI/PUC-Rio as vagas para projetos PIBIC 2022/23.
É imprescindível a leitura do edital abaixo. Mais informações também estão disponíveis aqui.
As inscrições devem ser feitas via formulário até o dia 15 de abril, às 17h.
As candidaturas serão avaliadas e, conforme decisão de docentes, as/os candidatas/os serão chamadas/os a entrevistas no período de 18 a 25 de abril. Os resultados serão divulgados até 29 de abril.
Os projetos com vagas abertas são:
1) Circulação de fuzis na América Latina (profa. Mônica Herz)
2) Gênero e Análise de Política Externa: perspectivas feministas sobre a atuação brasileira (profa. Paula Drumond)
3) A proteção internacional dos direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro: o caso de crianças migrantes/refugiadas venezuelanas (prof. Roberto Yamato)
4) Os BRICS e a Cooperação Sul-Sul (prof. Paulo Esteves)
5) O Brasil, os BRICS e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (prof. Paulo Esteves)
6) O Estatuto de Desarmamento salva vidas? Um estudo comparativo internacional da relação entre legislação de controle de armas e mortalidade excedente por armas leves (prof. Kai Kenkel)
Em caso de dúvidas para além do edital, escrever para coordenação do PIBIC em desiqueira.ir@puc-rio.br
(* Lembramos que as/os profas. se reservam o direito de não preencher todas as vagas.)
Escola de Inverno IPS 2022
Reserve a data para a IPS Winter School 2022! As atividades acontecerão entre os dias 4-15 de Julho no Campus da PUC-Rio. Mais informações em breve!
A Escola de Inverno IPS
A IPS Winter School oferece aos alunos de pós-graduação e acadêmicos em início de carreira uma oportunidade de mergulhar em uma experiência acadêmica intensiva na teoria, métodos e pesquisas atuais em sociologia política internacional. As atividades incluem cursos, tutoriais, workshops, mesas redondas e discussões informais em um ambiente que facilitará o intercâmbio acadêmico e a socialização entre os participantes.
Neo and the ‘Hacker Paradox’: a discussion on the securitization of cyberspace
“Hacker” ou “profissional de TI”? Este artigo analisa o “paradoxo do hacker”: a coexistência dessas duas identidades em um mesmo indivíduo. Utilizando o personagem Neo do filme Matrix como exemplo inicial e tomando como referência a Teoria da Securitização, discute-se a coexistência dessas identidades e seu papel na produção de (in)segurança no ciberespaço. O “paradoxo do hacker” é, portanto, um ponto de partida para refletir sobre como a (in)segurança no ciberespaço é produzida a partir da classificação de indivíduos e dispositivos como “do bem” ou “do mal”, questionando-se também o porquê dessa distinção não ser adequada.
Publicado em 24 de fevereiro na E-International Relations, o artigo de Bernardo Beiriz, aluno de graduação do IRI/PUC-Rio, foi produzido no contexto da disciplina de graduação Segurança Interancional, ministrado pela professora Paula Sandrin.
Utopia Tropical, Distopia Tropical: a Ficção Científica do Sul Global e Perspectivas Críticas à Política Internacional
Após anos menosprezada como um gênero literário menor, a Ficção Científica (FC) foi reconhecida pela academia das Relações Internacionais como um campo provocativo, interessante e potencialmente fértil para o exercício de análises sociopolíticas. Desde os anos 1970, cientistas sociais têm utilizado trabalhos de FC como modo para destacar problemas cruciais como mudança climática, liberdades políticas, direitos de minoria, desafios econômicos globais, paz e guerra. Na década de 1990, a “virada cultural” nas Ciências Sociais chegou ao campo das Relações Internacionais. Originalmente chamando a atenção de autores/as marxistas e da Teoria Crítica, a FC rapidamente mobilizou pesquisadores/as filiados a outras perspectivas como o Feminismo, o Pós-Estruturalismo, o Pós-Colonialismo e os Estudos de Gênero.
A primeira onda de estudos conectando FC e RI foi elaborada por acadêmicos baseados no Norte Global focando a vasta produção em FC nos países centrais. Esse padrão, no entanto, vem sendo desafiado por uma crescente e vibrante produção em FC no Sul Global que, em consequência, tem animado o interesse de acadêmicos do Sul Global nos potenciais analíticos da FC. De forma inédita, este Número Especial busca ser um veículo – por que não uma “nave espacial” ou uma “máquina do tempo”? – para reunir e para promover uma comunidade de pesquisadores/as das RI interessados/as em abordar temas e problemas da realidade política internacional do Sul Global a partir de obras de FC produzidas no Sul Global, com suas peculiaridades e força artística e reflexiva.
Buscamos com este número especial reunir reflexões do e para o Sul Global relacionadas à FC produzida no Sul Global. Entendemos “Sul Global” a partir de sua definição mais ampla como o conjunto de sociedades da América Latina, África, Ásia e Oceania, não excluindo as minorias existentes no Norte Global que têm sido historicamente subjugadas por poderes políticos, étnicos e econômicos locais. O nosso objetivo é o de apresentar artigos originais sobre FC e Relações Internacionais no Sul Global a fim de promover distintas e diferenciadas abordagens críticas à multiplicidade de situações problemáticas e temas que desafiam as sociedades do Sul Global. Para povos que estão familiarizados com “surreais” situações de violência, desigualdade e regimes políticos opressivos – assim como, também, a uma vasta diversidade e riqueza cultural e intelectual – acreditamos que é chegado o momento de trazer à disciplina das Relações Internacionais a potente contribuição da FC produzida e analisada por intelectuais do Sul Global de modo a construir pontes cognitivas entre nós mesmos/as e entre nós e o Norte Global.
Com base no indicado acima, segue uma relação não-exaustiva de temas que são de nosso interesse para o Número Especial:
- As conexões entre o mainstream da FC e o colonialismo e imperialismo;
- O papel da FC na construção de um imaginário sobre o Sul Global;
- Narrativas e Contra-narrativas da FC e suas relações com o ‘internacional’, especialmente o Sul Global;
- A emergência da conexão entre FC no Sul Global e as RI;
- A “Virada Linguística”, a FC e o Sul Global;
- Abordagens Feministas, Pós-Coloniais, Decoloniais e Marxistas à FC;
- A FC como instrumento/estratégia pedagógico/a para analisar realidades do Sul Global;
- A FC, futurismos nas RI e o Sul Global;
Autores/as devem submeter seus resumos (até 300 palavras) até 30 de junho de 2022 pelo sistema de submissão on-line da Contexto Internacional (https://mc04.manuscriptcentral.com/cint-scielo). Os/As autores/as com resumos pré-selecionados terão até o dia 30 de setembro de 2022 para submeter o artigo completo pelo mesmo sistema on-line. Os artigos, então, serão encaminhados para o processo de avaliação duplo-cega por pares. Os artigos devem ser escritos em Inglês seguindo as normas disponíveis na CINT’s Authors’ Guidelines (https://www.scielo.br/revistas/cint/iinstruc.htm).
Utopia Tropical, Distopia Tropical: a Ficção Científica do Sul Global e Perspectivas Críticas à Política Internacional
Editores Convidados: Thiago Rodrigues (Universidade Federal Fluminense, UFF), Fernanda Barasuol (Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD), Thiago Borne (Universidade Federal de Santa Maria, UFSC)
Arte: Adaptação da arte Nazura (@lyanzr)”Angela Davis” (2009)
Resultado da seleção PET/TEPP 2022
Torna-se público o resultado do processo seletivo para concessão de nove bolsas do Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais (PET/TEPP, PUC-Rio).
Alunos selecionados:
Aicha Júlia Serafim Ndaw |
Ana Caroline Dias Calaça |
Beatriz Fernandes Lira Cavalcante |
Carolina Fuck Roterdan |
Gabriela Serpa Ribeiro Rodrigues |
Helena Leite Guimarães Rego |
Isabela Süssekind Rocha Torres |
Letícia Fernandes de Almeida |
Tales Bruno Machado Costa de Carvalho |
Sobre o PET/TEPP:
O PET é um programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) cujo objetivo é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique seus participantes para atuação acadêmica e/ou profissional futuras.
O PET/IRI, intitulado ‘BRASIL GLOBAL’: DESAFIOS DA INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO, tem como objetivo formar alunos com capacidade crítica para análise de temas e problemas centrais ao processo de inserção internacional do Brasil. Visa contribuir para implementação e consolidação de novos métodos de ensino e aprendizagem vinculados ao programa de desenvolvimento curricular do IRI. Serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos eixos prioritários: a) Instituições e Governança – participação brasileira na nova arquitetura do sistema internacional, 2) Desenvolvimento e Cooperação – agenda de desenvolvimento internacional brasileira, sobretudo, nas estratégias de cooperação Sul-Sul e 3) Plataforma de Direitos e Temas Sociais – ênfase para posição brasileira sobre direitos humanos, direito humanitário e temática migratória.
A formação pedagógica dos bolsistas está estruturada em atividades de formação básica, realização de pesquisas, monitorias e grupos de orientação, atividades profissionalizantes com especialistas, divulgação de produtos desenvolvidos pelos bolsistas. Espera-se que o grupo articule espaço de produção coletiva, assegurando capacitação que garanta melhor aproveitamento do currículo por parte dos bolsistas e dos alunos agregados, além de fomentar a elaboração de recursos e produtos relativos a temas centrais da agenda internacional brasileira para consulta do público acadêmico e não acadêmico.
Veja mais:
Resultado final do Processo Seletivo da Pós-Graduação 2021/22
O IRI comunica a relação dos candidatos ao Programa de Mestrado e Doutorado em Relações Internacionais aprovados na seleção de 2021, por ordem alfabética, para ingresso em 2022.
APROVADOS MESTRADO – INGRESSO 2022
Ana Gabriela de Castro Cordeiro
Bernardo Alcântara dos Anjos
Brunno Victor Freitas Cunha
Carolina Pereira de Souza
Caroline Boletta de Oliveira Aguiar
Fernanda Ramos Ferreira
Gilberto Aguiar Maraslis Passos
Jessica de Carvalho Nascimento Penha
Lucas Torres Moraes Silva
Maria Lidia Mattos Valdivia
Mariana de Oliveira Tozzi
Mylena Silva Lucciola Guedes
Palloma Avalone Vianna
Valéria Oliveira Lopes
APROVADOS DOUTORADO – INGRESSO 2022
Ana Clara Figueira Guimarães
Ana Luiza Moreira Mineiro Drummond
Camilla Monteiro Freire
Gabrielle Cosenza dos Santos
Jéser Abílio de Souza
Juddy Garcez Moron
Luiz Gustavo de Oliveira Alves
Marina de Alkmim Cunha Nunes
Matheus Moraes Alves Marreiro
Nickolas Gomes de Sá Oliveira
Ticiana Gabrielle Amaral Nunes
Victor Cabral Ribeiro
Comissão Examinadora da Seleção de Mestrado e Doutorado
Coordenação de Pós-Graduação