Maureen Cristina Martins dos Santos

Mestre em Ciência Política

Cientista Política e ecologista. Coordenadora do Programa de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil. É professora do quadro complementar da graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e pesquisadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center. Possui mestrado em Ciência Política pelo IFCS/UFRJ (2007) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2002). De 2003 a 2013, dedicou seu trabalho à Ong FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, realizando formação de base, educação popular e construção de redes e articulações sobre comércio internacional, integração regional, meio ambiente e mudanças climáticas. Monitora as negociações da Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) desde 2008, em especial o tema de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) e Agricultura. Compôs a equipe de pesquisadores do estudo sobre mudanças climáticas e segurança alimentar, do High Level Panel of Food Security da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura. Organizadora do Atlas da Carne e co-organizadora e uma das autoras do Atlas do Agronegócio, publicados pela Fundação Heinrich Böll.