O mestrando André Duffles T. Aranega participará da conferência internacional “24-hour Conference on Global Organized Crime“. No evento, Aranega participará do painel “Organized crime in Brazil“, onde discutirá o tema do tráfico de armas de fogo no Brasil e como o diálogo transdisciplinar no meio acadêmico pode construir uma avaliação integrada sobre o Estado, o crime organizado transnacional e a geopolítica. Na ocasião, Aranega apresentará os principais argumentos e resultados da sua monografia de graduação, intitulada “Prisioneiros da Oportunidade: Estado, Crime Organizado Transnacional (COT) e o Brasil na geopolítica criminal do tráfico de armas de fogo” e orientada pelo professor Kai M. Kenkel.
O evento foi organizado por 5 centros de referência em pesquisa sobre o crime organizado transnacional: Center for Information and Research on Organized Crime (CIROC); Standing Group on Organized Crime (ECPR-SGOC); International Association for the Study of Organized Crime (IASOC); Global Initiative against Transnational Organized Crime (GI-TOC).
Mais uma chamada para a Seleção Extraordinária do PIBIC, agora com 2 vagas nos projetos descritos abaixo. Baixe o edital para informações completas.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS A PARTIR DA DIÁSPORA NEGRA
Essa pesquisa parte da ideia de que a produção do conhecimento em Relações Internacionais participa do processo de colonialidade do saber por meio do qual saberes produzidos pela diáspora negra foram sistematicamente apagados, subalternizados e folclorizados As Relações Internacionais somam-se a outras disciplinas na produção de injustiças cognitivas que desqualificam, invisibilizam e obliteram conhecimentos produzidos por sujeitos outros, não-ocidentais e não-brancos. Nesse sentido, a pesquisa aborda os epistemícidios que constituem e são constituídos as/pelas Relações Internacionais e que reforçam a cumplicidade da disciplina com o projeto colonial que continua a marginalizar uma imensa riqueza de experiências cognitivas, cosmovisões, saberes e sociabilidades. De forma geral, pretende-se jogar luz sobre diferentes formas de resistência, locais e globais, que possuem o potencial de desestabilizar as relações de poder intrínsecas ao percurso epistêmico das Relações Internacionais. Busca-se colocar em xeque aquilo que é visto como normal e natural nas Relações Internacionais a partir da articulação de outros referenciais teóricos, outras existências políticas, cosmologias e temporalidades que resistem, rivalizam ou mesmo são indiferentes à gramática hegemônica da disciplina. De forma mais específica, a pesquisa objetiva analisar as performances e saberes vivenciados na diáspora negra que cotidianamente disputam e produzem fissuras na dita normalidade das Relações Internacionais.
Inscrições: até 03 de dezembro de 2021 (17h) via formulário Seleção: 1) Comunicação das entrevistas até 08 de dezembro de 2021 2) Entrevistas dia 14 de dezembro de 2021 Divulgação de resultados: até 15 de dezembro de 2021 Início dos trabalhos: março de 2022
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COSMOPOLITISMO CRÍTICO E PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA
A crise da ordem global consolidada a partir do final da Segunda Guerra Mundial, que teve por base os princípios do multilateralismo, cosmopolitismo liberal e direito internacional tornou-se evidente em meados do Século XXI, com o questionamento de sua legitimidade e a proposta de mecanismos alternativos de governança pelos chamados países emergentes, sobretudo a China, tais como BRICS, G20, Novo Banco de Desenvolvimento. No plano doméstico, a democracia liberal tem sido desafiada, com a ascensão de governos autoritários e de extrema direita tanto no Norte como no Sul Global. Este projeto reflete sobre as seguintes questões: Como contestar premissas universalizantes da ordem liberal do pós-Guerra, evitando nacionalismos ou apologia ao poder? Como adaptar modelos democráticos à contextos socioculturais domésticos diversos sem banalizar princípios básicos de legitimidade democrática? De que forma as organizações e instituições globais e regionais podem ter um papel nos processos de consolidação democrática e atividades de promoção de democracia? Qual o papel dos governos e sociedades do Sul Global nesses processos, tais como o Brasil? Essas perguntas são estruturadas no projeto de forma que a pesquisa incorpore, por um lado, reflexões conceituais, teóricas e normativas, e por outro lado, a elaboração de análises empíricas no formato de estudos de caso.
Inscrições: até 03 de dezembro de 2021 (17h) via formulário. Seleção: 1) Comunicação das entrevistas até 06 de dezembro de 2021 2) Entrevistas dia 09 de dezembro de 2021 Divulgação de resultados: até 10 de dezembro de 2021 Início dos trabalhos: março de 2022
O Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq é um programa do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa.
De acordo com as diretrizes do CNPq, o PIBIC deve ser encarado como um incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Neste sentido, deve ser distinguido de outros tipos de estágios e trabalhos, que têm sua tônica na formação profissional.
A professora Ana Garcia foi selecionada como segunda colocada no Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos, que reconhece, anualmente, os melhores artigos das revistas editadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM). O prêmio tem como finalidade estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do País de forma sustentável.
A divulgação dos resultados dos primeiros e segundos lugares ocorrerá na solenidade de abertura do 49º Encontro Nacional de Economia da ANPEC, que será realizada no formato online em 06 de dezembro de 2021, às 13h30.
Garcia recebeu o prêmio pelo seu artigo “INVESTIMENTOS DA CHINA NO BRASIL, NA ÁFRICA DO SUL E NA ÍNDIA: ARRANJOS INSTITUCIONAIS, ATORES E IMPACTOS”, publicado na revista Tempo do Mundo (RTM), número 22, de 2020. No trabalho, a professora fornece um panorama dos investimentos da China em três outros membros do BRICS: Brasil, África do Sul e Índia. Metodologicamente, Garcia evidencia as características mais relevantes dos investimentos chineses, observando as principais empresas e bancos de investimento; volumes de investimento e principais setores; e participação do governo local e instituições parceiras privadas. Neste sentido, o artigo fornece aspectos relevantes que permitem identificar similaridades e diferenças nas relações econômicas de cada país com a China.
Informamos que estão abertas as inscrições para a seleção extraordinária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com a oferta de uma vaga ao projeto coordenado pela Profa Paula Sandrin.
AFETOS, EMOÇÕES E ABORDAGENS PSICANALÍTICAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Esta pesquisa propõe investigar como afetos e emoções contribuem para a reprodução e a transformação de três dimensões constitutivas da política internacional contemporânea: o nacionalismo, o capitalismo e o racismo. Analisaremos i) como emoções circulam e se sedimentam em determinados objetos de identificação e modos de vida (como a nação, a raça e o capitalismo); (ii) como atmosferas afetivas (ressentidas, raivosas, temerosas, melancólicas, nostálgicas, otimistas) são intensificadas, dissipadas e direcionadas; (iii) como efeitos de fronteira (entre “nós” e “eles”, dentro e fora) são criados e desfeitos; e (iv) como hierarquias (entre merecedores e não merecedores, superiores e inferiores) são mantidas e resistidas. Para tal, mobilizaremos a literatura interdisciplinar que constitui a chamada “virada emocional” em Relações Internacionais, em particular aquela que se inspira na imbricação entre psicanálise e pós-colonialismo. Profa coordenadora: Paula Sandrin
Prazos: Inscrições: até 19 de novembro de 2021 (17h) via formulário
Seleção: Comunicação das entrevistas até 23 de novembro de 2021 Entrevistas dia 26 de novembro de 2021 Divulgação de resultados: até 29 de novembro de 2021 Início dos trabalhos: fev/março de 2022
Está aberto novo processo seletivo para concessão de até oito (08) bolsas do Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais (PET/TEPP, PUC-Rio).
Por meio de um programa de formação intensivo, xs alunxs selecionadxs são treinadxs para atingir excelência em diferentes habilidades necessárias a uma carreira de sucesso na academia e em outras profissões associadas à pesquisa na área de RI. A especialização em pesquisa dxs bolsistxs é encorajada por meio de atividades de formação básica, contato direto com pesquisa, sessões de monitoria e grupos de debates, além de atividades profissionalizantes com especialistas. Todos os cursos são formulados exclusivamente para o PET por professores doutores e doutorandxs do IRI.
A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal PET de R$400,00ou porbolsa TEPP (desconto sobre mensalidade), enquanto o bolsista permanecer no programa.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas através deste formulário.
O trabalho foi desenvolvido ao longo do último semestre no Programa de Educação Tutorial do IRI/PUC-Rio, coordenado pela professoraIsabel Rocha de Siqueira.
Com seu enfoque distinto em questões de classe, gênero, e raça, o trabalho de Charles W. Mills contribuiu profundamente para o pensamento crítico não só no campo da filosofia, mas também nos campos da teoria política e social.
Mills visitou o IRI/PUC-Rio em 2017 na ocasião do seminário internacional “Descolonizando as Relações Internacionais: Pós-Colonialismo e seus Fragmentos”. Participando da mesa “Racismo e Pós-Colonialismo: reverberações epistemológicas“, Mills e os demais participantes discutiram o racismo epistemológico que opera privilegiando os homens brancos ocidentais nas ruas e nas universidades e que se apresenta como a única forma legítima para produção de conhecimento.
No livro “The Racial Contract”, Mills argumenta que, apesar da representação convencional das teorias políticas de Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, e Immanuel Kant apresentar o contrato social como neutro em relação à raça e etnia, na realidade, os filósofos as entendiam apenas como forma de regular a relação entre brancos; em relação à não-brancos, esses filósofos auxiliaram na criação de um “contrato racial” que permite a opressão e exploração enquanto validam seus próprios ideais morais.
Em artigo de opinião publicado no portal UOL Notícias, a professora Carolina Salgado discute a política externa de Bolsonaro sob o signo do negacionismo. No ensaio, Salgado propõe o enquadramento conceitual do negacionismo para articular reflexões que nos ajudam a entender a virada inédita que o mundo está presenciando na Política Externa Brasileira (PEB), por exemplo, em posicionamentos na ONU sobre relações de gênero, povos indígenas e meio ambiente; ou em posturas contra a OMS e a suspensão das patentes para as vacinas.
Para Salgado, essa estratégia não é gratuita ou ingênua. Ao promover incertezas na opinião pública e pautando a agenda da discussão política e midiática, Bolsonaro mantém os 30% de sua base eleitoral ocupada em torno do negacionismo enquanto, junto a seu clã e coalizão parlamentar, segue em frente no desmantelamento dos pilares democráticos e dos ecossistemas natural e social do país para a realização de interesses econômicos e ideológicos.
A pesquisadora de pós-doutorado do IRI, professora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio, Flávia Rodrigues de Castro, acaba de receber, junto a sua orientadora, profa. Carolina Moulin, a menção honrosa da CAPES no prêmio CAPES de Teses 2021. A CAPES outorga a menção e agradece a contribuição das pesquisadoras que “certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.
Na tese intitulada “Refúgio e Injustiça Epistêmica: uma análise a partir do Brasil”, a autora analisa a concepção de injustiça epistêmica a partir de duas práticas: produção e transmissão do conhecimento em processos de concessão do refúgio e, além disso, formas de representação midiática em torno do tema. São analisadas, assim, práticas que contribuem para a produção de injustiças, afetando a vida de refugiados no Brasil.
*A tese será publicada em breve graças às atividades da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para Refugiados da PUC-Rio
O Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2021.
Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas.
Em função da pandemia causada pelo coronavirus permaneceremos realizando nossas atividades remotamente através da plataforma Zoom. Neste semestre o LabMet oferecerá dois minicursos (9h totais) e uma oficina (6h totais). As temáticas oferecidas foram pensadas com vistas a priorizar metodologias que podem ser utilizadas para a condução de pesquisas em períodos de distanciamento social. Você encontra maiores informações sobre a questão no Guia de pesquisa na quarentena: Obstáculos e possibilidades para as ciências humanas e sociais em isolamento social, que elaboramos em parceria com o Laboratório de Humanidades Digitais (dhLab/PUC-Rio).
Também em setembro será oferecido o minicurso “A dialética como experiência do saber e como saber da experiência”, a serministrado pelo Prof. Dr. Douglas Rodrigues Barros (Doutor em Filosofia pela UNIFESP) nosdias 27 e 29 de setembro e 01 de outubro, das 18h às 21h. Neste minicurso investigaremos o pensamento de Hegel, Platão e Badiou demonstrando como a dialética investiga os métodos e está mais implicada com a experiência junto ao objeto do que com um saber que lhe é externo.
Por fim, nos dias 05, 06 e 07 de outubro, a Profª. Drª. Flávia Braga Vieira (Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFRRJ) oferecerá o minicurso “Metodologia de Pesquisa em Conflitos Socioambientais: levantamento, classificação e valoração de danos e impactos”. O objetivo deste minicurso é apresentar metodologias de pesquisa para levantamento, classificação e valoração de danos e impactos socioambientais, trabalhando a partir da literatura das ciências sociais e de experiências empíricas de conflitos decorrentes de grandes projetos de desenvolvimento.
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