Isabel Rocha de Siqueira

Ph.D em Relações Internacionais

Professora Adjunta e Diretora Adjunta no Instituto de Relações Internacionais (IRI), PUC-Rio, e pesquisadora do BRICS Policy Center. Sou PhD em Relacões Internacionais pelo Department of War Studies, King’s College London, com bolsa de doutorado pleno por mérito da CAPES, Mestre (MSc) em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e Bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio. Em 2019, fui agraciada com o título de Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj. Minhas áreas de pesquisa incluem desenvolvimento e cooperação internacional, interseção entre paz e desenvolvimento, Agenda 2030, dados e políticas sobre desenvolvimento, contribuições feministas e do Sul para repensar política de dados e seus impactos sobre solidariedade, responsabilidade e convivência. Atualmente coordeno o Laboratório de Metodologia do IRI/PUC-Rio (pós-graduação) e sou coordenadora de Iniciação Científica (graduação) do IRI. Fundei e coordeno a rede Abordagens Críticas ao Desenvolvimento (ACD-rede). Co-coordeno também a linha de pesquisa Segurança e Desenvolvimento no Sul Global (SEED), no BRICS Policy Center. Sou membro do conselho executivo e co-fundadora do Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio. Atuo como reviews editor do Journal of Intervention and Statebuilding (JISB) e faço parte do corpo editorial das revistas PARISS e International Politics Reviews. Publicações recentes incluem relatórios comissionados pelo g7+ e pelo UNOSSC, um livro autoral pela Routledge, livros editados pela Editora PUC-Rio e artigos nos periódicos Global Governance, International Political Sociology e Third World Quarterly.

Ensino

IRI2111 – Globalização, Desenvolvimento e Economia Política I

Orientação

Dissertação de mestrado

1. Ana Carolina de Almeida Cardoso. Direito ambiental internacional: entre a natureza e o desenvolvimento humano?. 2020. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora)
2. Thallita Gabriele Lopes Lima. Punição e desresponsabilização na prevenção de possíveis futuros perigosos: multitude de dados, algoritmos e a construção de perfis antecipados de “terroristas” na França. 2019. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora)
3. Liz de Maria Carvalho Cosmelli de Oliveira. A participação da Sociedade Civil na Agenda 2030: A metodologia de mensuração do ODS5 das ONGs feministas brasileiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (Orientadora)
4. Clara Costa de Souza. O papel da “Cooperação Estruturante em Saúde” para o monito-ramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma análise sobre a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o ODS Saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . (Orientadora)
5. Laís de Oliveira Ramalho. Entre planos e fugas: narrando histórias da relação corpo-cidade no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora)
Tese de doutorado

1
. Camila Santos. Quem tem direito à saúde? O local e o global na construção do sistema de saúde brasileiro. 2021. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientadora)

Eventos