Luciana Badin Pereira Lima

Doutora em Engenharia de Produção

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação de Programa de Pós graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-Coppe/UFRJ(2001). Atualmente é professora no curso de Relações Internacionais na PUC-RJ e coordena uma pesquisa na Justiça Global sobre Direitos Humanos e Indústria Extrativa.

Luciana Badin trabalhou no Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da Coppe/Ufrj.  Como pesquisadora do LTDS, participou da implantação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares(1996) e do Instituto Virtual de Turismo(2002). No primeiro projeto, trabalhou assessorando grupos de mulheres de comunidades do Rio de Janeiro na formação de cooperativas populares. No segundo, participou da articulação de um grupo de pesquisadores que, em suas variadas áreas de trabalho, tratavam do tema do turismo sustentável .

Em 2004 foi trabalhar no Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica (Ibase) no projeto Plataforma BNDES, uma articulação de Organizações não governamentais  e Movimentos Sociais que tinha como objetivo  ampliar a participação cidadã e a transparência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Em função desse amplo processo de diálogo com vários setores da sociedade civil, o BNDES passou a disponibilizarpela primeira vez informações sistematizadas e regulares sobre a sua carteira de crédito no seu site.

Atualmente Luciana Badin participa da Rede de pesquisa sobre Dados, Tecnocontrole, Autoridade e Subjetividade, na linha de pesquisa Economia política das tecnologias e meios digitais.  Seu interesse nesse campo é pesquisar a reconfiguração do capitalismo na era digital.

Luciana Badin se graduou em economia na Universidade Federal  do Rio de janeiro e fez mestrado e doutorado no Programa de  Engenharia de Produção da Coppe/Ufrj ,  com ênfase na área de Engenharia de Interesse Social.

Ensino

A Política e a Economia nas Relações Internacionais (POLECO) I

A Política e a Economia nas Relações Internacionais (POLECO) II

Economia Política da Globalização

Utopia, retropia e distopia no século XXI