O Instituto

Instituto de Relações Internacionais / PUC-Rio é um centro de excelência na área de Relações Internacionais no Brasil. Durante seus mais de 30 anos de existência, o Instituto teve atuação pioneira na pesquisa sobre as relações internacionais do Brasil, as mudanças politicas e econômicas na América Latina e as transformações na ordem mundial. 

Seu programa de pós-graduação forma mestres e doutores que atuam em diversas universidades do país e no exterior, e seu curso de graduação foi classificado entre os 5 melhores do país e o melhor do Rio de Janeiro.

O corpo de professores do IRI é altamente especializado nas diferentes áreas temáticas das Relações Internacionais e possui ampla experiência e formação internacional. 

O Instituto é hoje considerado internacionalmente como uma referência em ensino e pesquisa na área, e mantém uma rede diversificada de parcerias com importantes instituições universitárias no exterior. 

O IRI edita a Revista Contexto Internacional, que é uma das publicações de ponta na área de Relações Internacionais no Brasil.

É um dos 9 departamentos que formam o Centro de Ciências Sociais (CCS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A PUC-Rio é uma das melhores universidades do país, conta com 24 departamentos e 11 unidades complementares dedicados à pesquisa, ensino e extensão.

Instituto de Relações Internacionais – IRI/PUC-Rio

Diretor: Luis Manuel Rebelo Fernandes
Diretora Adjunta: Isabel Rocha de Siqueira

Programa de Pós-Graduação
Coordenador de Pós-Graduação: Andrea Ribeiro Hoffmann
Coordenadora Adjunta de Pós-Graduação: Kai Michael Kenkel

Graduação
Coordenadora de Graduação: Manuela Trindade Viana
Coordenadora Adjunta de Graduação: Fernando Maia
Coordenador Adjunto de Graduação: Ricardo Oliveira

Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI)
Coordenadora: Paulo Esteves
Coordenador Adjunto: Carlos Frederico Coelho

BRICS Policy Center – Centro de Estudos e Pesquisas BRICS
Direção: Ana Garcia
Supervisão-Geral: Luis Manuel Rebelo Fernandes