Vinícius Armele dos Santos Leal

Doutorando

Doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (2018) e Graduado em Relações Internacionais (2016) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Menção honrosa na categoria dissertação de mestrado no Concurso ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais e Prêmio René Dreifuss 2019 de melhor dissertação pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. Foi professor colaborador pelo INEST-UFF (2019). Realizou extensão universitária em Ciência Política pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2013). Possui experiência profissional no Programa de Formação Complementar pela Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e outros Organismos Internacionais em Genebra (DELBRASGEN) (2016). Foi editor chefe e fundador da Hoplos – Revista de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais – revista discente do Programa de Pós-Graduação PPGEST da UFF. Áreas de interesse acadêmico: Relações Internacionais, Estudos Críticos de Segurança, Teoria Política Contemporânea, Sociologia Política Internacional, pós-colonialismo e pós-estruturalismo. Ênfase nos temas: segurança ontológica, teoria dos afetos, violência, militarização, insurreição e protestos urbanos, terrorismo e Oriente Médio.

Contato midiático

Foto

A Lei Antiterrorismo brasileira e a circulação internacional de regimes jurídicos punitivos

A Lei Antiterrorismo brasileira (nº 13.260/2016) foi elaborada e sancionada no contexto das manifestações de rua ocorridas entre 2013 e...