100 anos de “Bauhaus”: A inesperada influência da América Latina na tradição modernista alemã

06 Nov

O IRI, em conjunto com o Instituto Goethe convida todos para a palestra “100 anos de ‘Bauhaus’: A inesperada influência da América Latina na tradição modernista alemã”, ministrada pelo professor Bert Hoffmann do GIGA Institute of Latin American Studies.

Comumente, a história do modernismo é tratada como unidirecional: Desde o desenvolvimento dos seus conceitos na Europa e América do Norte, até sua expansão para o resto do globo. Um exemplo clássico é o da escola “Bauhaus”, fundada na Alemanha de Weimar há 100 anos, que se tornou um marco mundial na arquitetura e arte modernista. Contrastando com a narrativa dominante, essa palestra explora os entrelaçamentos e contracorrentes inerentes ao processo. Ela mostra a globalização “Bauhaus” da direção oposta: Não como ele se expandiu da Alemanha para a América Latina, mas como experiências latino-americanas influenciaram a “tradição Bauhaus” na Alemanha.

Bert Hoffmann é Senior Researcher no GIGA Institute of Latin American Studies, Hamburgo, e professor de Ciência Política da Freie Universität Berlin.

O evento ocorrerá no Auditório Padre Anchieta no dia 6 de Novembro das 13h às 15h.

O evento será ministrado em inglês, sem tradução simultânea.

América LatinaArquitetura