Aula inaugural: O dito e o não na cooperação internacional do clima

03 Abr

É com imensa satisfação que o  Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) convida a todos para a sua Aula Inaugural “O dito e o não dito na cooperação internacional do clima”, no dia 03 de abril, às 10:00 horas, no Auditório do RDC da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Nossa convidada é Izabella Teixeira, ex-Ministra do meio ambiente, Conselheira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e Sênior Fellow do Instituto Arapyaú.
Tema central da agenda internacional ao longo dos últimos anos, o meio ambiente e a cooperação climática alimentam entendimentos divergentes, por vezes polarizados. A marginalização desse tema por décadas pôs em evidência não somente os efeitos negativos da falta de cuidado nessa área, mas também a centralidade da pauta ambiental para outros domínios como desenvolvimento, direitos humanos e economia. A esse diagnóstico, some-se a retração do protagonismo internacional do Brasil em todas essas esferas.

A presença da ex-ministra Izabella Teixeira lança luz sobre os desafios colocados para a retomada do controle da pauta ambiental doméstica e do maior ativismo no plano internacional. Pretende-se discutir no encontro a centralidade da agenda do meio ambiente para as relações internacionais e quais são os desafios para a proteção de recursos naturais, investimento em pesquisa científica para conter a atual crise climática e medidas políticas concretas para reverter o desmatamento na Amazônia e em outras partes do globo.

Democracia